Relat rio 01 SHP formatado

1377 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Prof. Fabiano Wildner

ENG03027 - SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS
LABORATÓRIO 01

Grupo:
Leonardo de Mattos Rolim - 181905
Vinícius Kolankiewicz - 201228

Porto Alegre, 11 de março de 2014

Introdução

Sistemas pneumáticos possuem uma vasta gama de aplicações industriais. Este primeiro relatório visa apresentar de maneira introdutória algumas ferramentas de projeto para sistemas deste tipo. Circuitos de distribuição de pressão de acordo com válvulas acionas externamente e lógicas simples são apresentadas, todas utilizando um cilindro atuador pneumático de ação simples como elemento final de cada uma das lógicas.
Os sistemas projetados, apesar de simples, são muito importantes para o projeto de sistemas mais complexos, e podem funcionar como subsistemas para lógicas maiores. Muitos sistemas industriais utilizam estes simples comandos lógicos para as mais diversas funções, e em muitos casos sistemas pneumáticos podem ser utilizados para tanto (assim como sistemas eletrônicos e sistemas hidráulicos).
Neste relatório, soluções para os problemas lógicos utilizando sistemas pneumáticos são apresentadas. As formulações são mostradas, e as simulações e ensaios realizados são apresentados da maneira a relatar o acontecido no laboratório. Todos os circuitos foram projetados e desenhados no software Automation Studio, para posterior simulação. Resultados dos experimentos e conclusões são também apresentados, na parte final do relatório.

Simbologia gráfica de equipamentos pneumáticos

Na Tabela 1 encontra-se a simbologia gráfica dos elementos pneumáticos juntamente com a descrição dos equipamentos usados nos sistemas da aula prática de laboratório.
Tabela 1 – Símbolos e descrição de elementos pneumáticos
Símbolo
Descrição

Válvula direcional 3/2 vias com retorno por mola naturalmente fechada por acionamento muscular

Cilindro atuador de ação simples com retorno por

Relacionados