Relat PMM Cementação

2548 palavras 11 páginas
Laboratório de Propriedades Mecânicas dos Materiais

Ensaios de Cementação

Nome: Chang Hsu Chih n°: 032181 Turma: 341

1. Objetivos

Estudar o efeito do tempo sobre a profundidade da camada enriquecida de carbono para o processo de cementação sólida (ou em caixa) realizado a uma determinada temperatura de tratamento.

2. Resumo

Cementação é um tratamento termoquímico utilizado para aumentar a dureza superficial, geralmente em aços. Isto é feito introduzindo carbono na superfície do material depois da têmpera, para obter o ganho de maior resistência, em casos de fadiga por exemplo. Quanto mais alta é a temperatura, maior é o teor de carbono. O contrario se da utilizando pequenas quantidades de substâncias ativadoras e maior proporção de composto de cementação. Existe cementação sólida, líquida e gasosa.

3. Introdução Teórica

Na construção de máquinas, é freqüente precisar-se de peças dotadas simultaneamente de uma boa resistência ao choque e uma dureza muito elevada para resistir bem ao desgaste, como por exemplo, os dentes de engrenagens, certas matrizes para estampagem, pinos móveis, eixos, articulações esféricas, etc. Essas duas propriedades são incompatíveis pelo menos nos aços carbono. Mas como a dureza que interessa é sempre a superficial, basta que a peça tenha essa qualidade apenas na parte periférica. Isto se consegue com auxílio do processo que em linhas gerais, vai ser descrito a seguir e que se denomina genericamente cementação.
Os tratamentos térmicos visam o endurecimento superficial dos aços, pela modificação parcial da sua composição química nas secções que se deseja endurecer. A aplicação de calor em um meio apropriado pode levar essa alteração da composição química do aço até uma profundidade que depende da temperatura de aquecimento e do tempo de permanência à temperatura de tratamento em contato com o meio em questão. A modificação

Relacionados