Relat[orio de biossegurança

601 palavras 3 páginas
Relatório de Biossegurança
Aula Pratica
Introdução:
Biossegurança é um conjunto procedimentos de relevante importância nos serviços de saúde, que visam não apenas abordar medidas de controle de infecções para proteger os funcionários que prestam assistência e os usuários em saúde, mas também por desempenharem papel fundamental na comunidade onde atua da promoção da consciência sanitária, da importância da preservação ambiental com relação à manipulação e descarte de resíduos químicos, tóxicos e potencialmente infectantes, e também, da diminuição, de um modo geral, de riscos à saúde e acidentes ocupacionais. Este é um processo que há conclusão em sua terminologia, ou seja, é um processo progressivo, que sempre deve ser atualizado e supervisionado. Em termos legais a biossegurança voltada para os processos relacionados a organismos geneticamente modificados e pesquisas que utilizam células-tronco embrionárias, de acordo com a Lei de Biossegurança – N. 11.105 de 24 de março de 2005. Esta lei tem como enfoque os riscos envolvidos nas técnicas de manipulação de organismos geneticamente modificados.
Biossegurança pode não ser uma palavra tão conhecida, mas sua aplicação prática é de extrema importância para toda a sociedade. Ela se refere ao conjunto de normas técnicas e também legais adotadas por clínicas, hospitais e profissionais da saúde destinadas a garantir a máxima segurança contra bactérias e vírus durante toda a rotina de tratamento. O objetivo é evitar qualquer tipo de contaminação entre nossos pacientes, do paciente para o profissional ou do profissional para o paciente.

“A biossegurança é um processo funcional e operacional de fundamental importância em serviços de saúde, por abordar medidas de Controle de Infecções para proteção da equipe de assistência e usuários em saúde” (OPPERMANN; PIRES, 2003). “Os trabalhadores de enfermagem inseridos nas atividades de prestação de serviços de saúde, executam atividades que requerem contato físico com o

Relacionados

  • mestre
    10683 palavras | 43 páginas
  • comvurso publico
    10697 palavras | 43 páginas
  • proteção do meio ambiente
    42431 palavras | 170 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas