Relat'orio soligos organica experimental

2131 palavras 9 páginas
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Escola de Química

Relatório de Sólidos
Determinação de compostos sólidos com caráteres definidos

1. Introdução
Em aula, foi entregue uma mistura sólida contendo um composto ácido e um composto neutro, a cada dupla presente, a fim de que, por meio de experimentos, comparemos uma lista de sólidos possíveis com os resultados achados e identifiquemos os compostos presentes na amostra. Os resultados desse relatório são pertinentes à amostra 08.

2. Materiais e Métodos

3.1. Extração Reativa 3.2.1. Material utilizado: * Ácido clorídrico concentrado (HCl) * Amostra desconhecida * Argola * Erlenmeyer * Filtro de Büchner * Filtro de papel * Funil de extração * Funil de líquidos + algodão * Kitassato * Solução de Hidróxido de Sódio 5% (NaOH) * Solvente orgânico * Sulfato de Magnésio anidro (MgSO4) * Suporte * Vaselina * Vidro de relógio

3.2.2. Método: * Montagem de aparelhagem: Antes de tudo, lubrificar as partes esmerilhadas do equipamento para não danificar.
Extração Reativa: Em um suporte, é presa uma argola onde se apóia o funil de extração.
Filtração a vácuo: Prende-se uma das extremidades da mangueira em um kitassato e a outra extremidade na válvula de vácuo e, depois, apóia-se o funil de Buchner no kitassato. Para realizar a filtração é necessário recortar um círculo no papel de filtro a fim de reter o precipitado.

* Procedimento: Antes de tudo, foi necessário dissolver a amostra para realização das experiências. Para isso, foi usado o solvente Diclorometano, pois solubiliza bem compostos orgânicos e é imiscível em água, o que será muito importante posteriormente. É muito importante controlar o volume(V) usado, sendo ele o menor possível.
Com o funil de

Relacionados