Relatórios

Páginas: 10 (2279 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ
UNOCHAPECÓ






GRAVIMETRIA





















Chapecó – SC, Mar. 2013.

Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
Farmácia
Disciplina: Química Analítica Quantitativa
Professora:






GRAVIMETRIA


















Chapecó, 08 de Março de 2013.


1. INTRODUÇÃOA gravimetria é um método analítico quantitativo que consiste em operações com o objetivo de determinar a quantidade de um dos constituintes em uma amostra, por pesagem direta do elemento puro ou de um de seus derivados, cuja composição é conhecida e bem definida (BACCAN et al, p. 144, 2009)
Na análise gravimétrica, a massa de um determinado produto é usada para calcular a quantidade deanalito (da espécie que está sendo analisada) presente na amostra original (HARRIS, p. 689, 2008).
As etapas da análise gravimétrica são: preparo da solução, precipitação, digestão, filtração, lavagem, secagem ou calcinação e pesagem. É necessário que o elemento esteja em solução para se iniciar a análise. A etapa de digestão do precipitado refere-se ao tempo em que o precipitado fica em contatocom a água-mãe, visando obter um precipitado constituído de partículas grandes, o mais puro possível, e de fácil filtração. A filtração é feita por bomba à vácuo, pois as partículas passam no papel de filtro. A lavagem é o processo em que se retira parte da água-mãe que ficou retida e eliminar impurezas solúveis e não voláteis. A secagem antecede a pesagem, pois será retirada toda a umidade doprecipitado (RABELO, 2010, p3).
A maneira como é feita a filtração dependerá do tratamento a que o precipitado será submetido na fase seguinte. Neste caso, o precipitado deve apresentar-se seco, logo é necessário que a filtração seja feita em cadinho de Gooch de vidro ou de porcelana com fundo poroso ou então de porcelana com placa crivada, dotado de uma camada de amianto como material filtrante.Os cadinhos filtrantes mais utilizados são possuem como fundo uma placa porosa, obtida por sintetização de vidro moído. Essa placa porosa fica soldada ao cadinho e tem porosidade variável, sendo classificadas pelo números 1, 2, 3, e 4. O que apresenta poros de diâmetro maior é o número 1. A filtração através de um cadinhos de Gooch é executado com o auxilio de sucção, para forçar a passagem delíquido pelo filtro. O sistema utilizado aqui é constituído de um suporte de borracha para vedação do Gooch, um frasco de sucção, geralmente um Kitassato e um aspirador, que pode ser uma trompa d’agua ou uma bomba de vácuo (BACCAN et al, p. 148, 2009)
Indicadores são geralmente ácidos ou bases orgânicos fracos que possuem a propriedade de ter uma cor na sua forma não ionizada e outra cor na suaforma ionizada. Para mudar de cor, o indicador precisa reagir com íons H+; ou então alguma base tem que retirar íons H+ do indicador. Isso significa que, para indicar qual o pH da solução, o indicador introduz uma pequena variação desse mesmo pH. Por isso é importante que a quantidade de indicador utilizado seja bem pequena, para que a modificação introduzida pelo indicador possa ser consideradadesprezível (CONSTANTINO, SILVA e DONATE. p. 92-94, 2004).
No experimentou utilizou-se o vermelho de metila, no qual apresenta coloração vermelha e solução ácida e coloração amarela em solução alcalina. (VOGEL, p. 66, 1981)
O método de gravimetria trás muitas vantagens, dentre elas a exatidão e a precisão quando se usam balanças analíticas modernas, a facilidade em controlar possíveis fontesde erro, o fato de ser um método barato pelo uso de vidrarias simples de laboratório (RABELO, 2010, p3).
A maior desvantagem da análise gravimétrica é o tempo necessário para a sua execução, o qual, geralmente, é muito longo. Além disso, devido ao grande número de operações necessárias, a sua execução, esse tipo de análise está sujeito a uma série de erros acumulativos, devido a falhas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatorio
  • relatorio
  • Relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!