relatórios e parecer dos auditores

Páginas: 16 (3821 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2014
RELATÓRIO DOS AUDITORES

1. Conceito
O relatório de auditoria é a última etapa a ser cumprida pelo auditor, após ter utilizado todas as técnicas, aplicado as normas e sistematizado sua auditoria em papéis de trabalho, ou seja, representa o produto final do auditor.
2. Objetivo
Sua principal objetivo é transmitir as informações coletadas no decorrer do trabalho, evitar o excesso deinformações inúteis. O parecer de Auditoria tem a finalidade de informar a seus usuários o seguinte: a) o trabalho realizado; b) a extensão abrangida pelo trabalho; c) a forma de sua realização; d) os fatos relevantes observados e e) as conclusões chegadas.
A opinião expressa nesse parecer deve estar baseada em fatos concretos devidamente comprováveis através dos papeis de trabalho e uma consubstanciadaanálise desses fatos sendo imparcial e independente.
3. Estrutura
O relatório do auditor independente padrão compreende basicamente quatro parágrafos:
Identificação da Entidade, das demonstrações financeiras auditadas e do período auditado;
Responsabilidade da administração sobre as demonstrações financeiras;
Responsabilidade dos auditores independentes sobre as demonstrações;
Opinião dosauditores independentes.
Com relação ao título, destinatário, data e assinatura:
O título mais recomendado é “Relatório dos Auditores Independentes sobre as demonstrações financeiras”. Normalmente é endereçado as pessoas para quem o relatório é elaborado, geralmente para os acionistas ou para os responsáveis pela governa, da entidade cuja as demonstrações contábeis estão sendo auditadas.
A data doparecer deve corresponder ao dia de encerramento dos trabalhos de auditoria na entidade. Deve ser assinado pelo sócio responsável pelo serviço de auditoria. No brasil, é requerido pelo Conselho Federal de Contabilidade a identificação do auditor, tanto da firma de auditoria como do sócio responsável pelo número de registro no Conselho Regional de Contabilidade.
4. Tipos de relatórios deauditoria:

Os relatórios de auditoria se classificam em quatro tipos:

Parecer sem ressalva;
Parecer com ressalva;
Parecer adverso; e
Parecer com abstenção de opinião.
Parecer sem ressalva:
O parecer sem ressalva é emitido quando o auditor conclui, sobre todos os aspectos relevantes, que:
a) as demonstrações contábeis foram preparadas de acordo com os Princípios fundamentais de Contabilidade eas Normas Brasileiras de Contabilidade; e 
b) há apropriada divulgação de todos os assuntos relevantes às demonstrações.
Segundo Lins (2012, p. 236), o parecer sem ressalva se caracteriza pelo fato de a auditoria externa não ter observado durante os trabalhos de campo nenhum tipo de problema relevante nas demonstrações contábeis.
Para Almeida (2012, p. 435), é um relatório normalmentedenominado limpo, ou seja, sem exceção e sem qualquer parágrafo adicional.
A opinião dos autores em relação ao parecer sem ressalva é a mesma, pois quando é emitido um parecer sem ressalva quer dizer que não foi observado durante o exercício do trabalho do auditor independente, nenhum aspecto que venha a ser relevante às demonstrações.



Parecer com ressalva:
O parecer com ressalva é emitido quandoo auditor conclui que o efeito de qualquer discordância ou restrição na extensão de um trabalho não é de tal magnitude que requeira parecer adverso ou abstenção de opinião.
Segundo Lins (2012 p.240), é evidenciado que as demonstrações contábeis não estão adequadamente representadas, nas datas e períodos indicados, de acordo com as normas de auditoria e contabilidade.
Para Almeida (2012 p.436), oauditor deve expressar uma opinião com ressalva quando:

a) Ele tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis; ou
b) Ele não consegue obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para não suportar sua opinião, mas ele conclui que os possíveis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatórios de auditoria: papéis de trabalho; parecer dos auditores e relatórios de auditorias (relatórios...
  • Parecer de auditores
  • Parecer de auditores
  • Parecer dos Auditores
  • Parecer dos auditores independentes
  • Relatorio auditores
  • Normas relativas ao parecer do auditor independente
  • PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES COM ABSTENÇÃO DE OPINIÃO Aos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!