Relatórios de fisiologia

Páginas: 8 (1815 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
1- INTRODUÇÃO
O sistema sensorial é constituido pelos órgãos do sentido, como pele, ouvido, olhos, fossas nasais e língua, onde são encontradas as terminações sensitivas do sistema nervoso periférico. Os diferentes estímulos do ambiente são transformados em estímulos nervosos devido à capacidade que esses órgãos possuem. Os receptores podem ser classificados, de acordo com a natureza do estímuloque são capazes de captar, como: quimiorreceptores, fotorreceptores, termorreceptores, mecanorreceptores.
* Quimioceptores, sensíveis à presença ou concentração de determinadas substâncias, como os responsáveis pelo paladar e olfato,
* Fotoceptores, sensíveis à luz, como os cones e bastonetes dos olhos,
* Termoceptores, sensíveis às mudanças da temperatura,
* Mecanoceptores,responsáveis pelas sensações tácteis e auditivas, e
* Terminações livres.
A Porção somática do sistema sensorial transmite as informações sensoriais dos receptores vindas de todas as partes do corpo. Estas informações entram no sistema nervoso via nervos periféricos e são conduzidas para áreas sensoriais múltiplas na medula espinhal, na substância reticular da ponte, bulbo e do mesencéfalo, nocerebelo, no tálamo e nas áreas somestésicas do córtex cerebral.

2- OBJETIVOS
2.1 OBJETIVOS GERAIS:
Estudar os receptores periféricos e suas propriedades.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

3 – MATERIAL E MÉTODOS

Para a realização da prática do sistema sensorial, foram utilizados os próprios alunos da FAESF. No primeiro experimento colocamos em uma bacia de água à 50 °C e em outra água à 10°C. Introduzimos o dedo indicador na água quente por 15 segundos ou até quando resistíssemos. Esperamos um pouco e introduzimos a mão inteira. Em continuação, introduzimos um dedo durante 15 segundos e após a mão inteira por outros 15 segundos, na bacia com água quente. Com a outra mão, na mesma bacia, introduzimos primeiro a mão e depois o dedo, por 15 segundos cada. Repetimos o experimento coma bacia com água fria, para compararmos as sensações térmicas nos dois testes.
No segundo experimento preparamos uma bacia com água à 10 °C, outra com água à 50 °C e outra com água a 33 °C. Colocamos simultaneamente uma das mãos em água a 50 °C e a outra mão na água a 10 °C, durante 2 segundos. Após isso, colocamos ambas as mãos na bacia com água à 33 °C, para compararmos a sensação sentida emcada uma das mãos.
No terceiro experimento preparamos um tubo de ensaio com gelo triturado, e outro com água a 50 °C. Aplicamos sobre a fronte o tubo de ensaio com gelo durante 15 segundos. Anotamos o tempo de persistência da sensação de frio após a retirada do tubo. Repetimos o experimento deixando o tubo de ensaio com gelo durante um minuto. Anotamos novamente o tempo de persistência da sensaçãode frio após a retirada do tubo. Refazemos o experimento com o mesmo aluno, porém utilizamos o tubo de ensaio com água à 50 °C.
No quarto experimento colocamos água quente (temperatura superior à 60 °C) em dois Becker. Encostamos um Becker nos lábios de um aluno e o outro mandamos o a cobaia introduzir um dedo, simultaneamente, para compararmos em qual teste foi mais difícil resistir àtemperatura.
No quinto experimento escrevemos com o dedo na testa de um aluno que estava de olhos fechados, as letras b ou d, bem como, p ou q (ambas as letras devem ser minúsculas e “em forma”). Para verificarmos quais as letras o aluno conseguiu verificar.
Por último, carimbamos dois alunos de cada grupo, no dorso da mão, na polpa do dedo indicador, na face e nas costas. Com um compasso, com aberturasdiferentes, pesquisamos a distância mínima em que o aluno perceba claramente que foi estimulado dois pontos. Sem esquecer que as duas pontas do compasso sejam tocadas sobre o colega simultaneamente.

4 – RESULTADOS

No Primeiro experimento observamos que a sensação menos suportável foi na mão, no qual introduzimos o dedo indicador na água quente por 15 segundos ou até quando resistíssemos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatorio fisiologia
  • relatorio de fisiologia
  • Relatório fisiologia
  • Relatório de fisiologia
  • Relatorio(fisiologia)
  • Relatório de fisiologia
  • Relatório Fisiologia
  • Relatorio Fisiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!