Relatório

Páginas: 6 (1429 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2011
INTRODUÇÃO
Por acreditar que o educando do curso de Pedagogia precisa estar preparado para atuar em todos os ambientes educacionais e que esta vivência oportuniza experiências bastante significativas dando-nos subsídio prático no desempenho docente, é que surge a necessidade de realizar estas visitas. Para adquirir conhecimentos práticos e ter uma experiência que nos possibilite realizar oexercício da docência. Desenvolvendo nossos conhecimentos teóricos de uma forma ampla e abrangente.

RESUMO
As organizações do terceiro setor surgiram para preencher um espaço existente entre o primeiro setor “O Estado” e o segundo setor “O Mercado”. Estas organizações pertencem aos setores não lucrativos e estão em constante crescimento e ao mesmo tempo trazem consigo indagações quanto as suascaracterísticas, atuação e, sobretudo em sua gestão. À medida que cresce o número de organizações aumenta também a competitividade entre elas, em relação a captação de recursos, a conquista de seu público alvo, e a própria diferenciação no mercado em que estão inserida.
Para descrição deste relatório foram realizados visitas em duas organizações do Terceiro Setor de Itajaí com o objetivo deapresentar uma análise que possibilite compreender e discutir os desafios do trabalho do pedagogo no ensino profissionalizante, focalizando instâncias de organização educativa tendo em vista a democratização. São discutidas ações que precisam ser desenvolvidas pelo pedagogo visando à superação de um processo avaliativo, além de análises e reflexões que desmistificam a realidade do ensino e da formaçãoprofissional dos jovens. São apontadas algumas alternativas de mediação que devem ser viabilizadas pelo pedagogo no processo educativo, no sentido de redimensionar a qualidade do trabalho pedagógico.

O PAPEL DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Referindo-se a educação profissional também são históricos os problemas e as dificuldades já que nesta área de formação as políticas públicas não têmapresentado as bases necessárias para uma formação consistente, que possibilite aos jovens uma capacitação profissional sólida, aliada a uma visão crítica da realidade advinda de conhecimentos científicos adquiridos na escola.
Entendemos que o pedagogo é o profissional da educação co-responsável na tarefa de promover uma relação dialógica entre os princípios presentes no cotidiano escolar e outros quedele poderão fazer um espaço da aquisição e produção de conhecimentos. Este é um desafio por excelência, visto que o processo educacional deve estar voltado para as reais necessidades de seus integrantes, de forma que a ação educativa se consubstancie em espaço coletivo de trabalho, instituindo-se uma outra lógica, que não este modelo autoritário e excludente muito presente na escola pública, nasociedade capitalista.
Antes de tudo, é necessário ter clareza sobre as políticas públicas que direcionam a educação brasileira, assentada num Estado capitalista regulado pelas leis do mercado econômico internacional, subjugadas assim à relação custo benefício, ou seja, no modelo “educar para a cultura do mercado.”
É de fundamental importância a ação do pedagogo nestas instâncias da escola aquifocalizadas, como mediador de análises e provocador de caminhos que possam consubstanciar outra perspectiva para a escola. Contudo, o pedagogo também é refém das circunstâncias que envolvem o processo educativo e a ele cabe refletir e buscar fundamentos teóricos que o auxiliem na tomada de consciência da realidade e de sua própria formação, para num movimento crescente de ampliação dasperspectivas de compreensão do papel da educação, possa, por conseguinte, fazer o seu trabalho de forma mais consistente e provocativa.
Ao analisar as práticas avaliativas na escola fica claro que ainda são utilizados instrumentos para atribuição de valor, com julgamentos vinculados a notas ou conceitos, longe estamos de possibilitar aos alunos a tomada de consciência de seus próprios processos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatorio
  • relatorio
  • Relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!