Relatório

Páginas: 5 (1023 palavras) Publicado: 6 de janeiro de 2013
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
CAMPUS SÃO LUÍS - MARACANÃ











TRATAMENTO DE EFLUENTES
DETERMINAÇÃO DE SOLIDOS SEDIMENTÁVEIS (MÉTODO: CONE IMHOFF)

SÃO LUIS – MA
2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
SÃO LUIS - CAMPUS MARACANÃProfessor: Silvio Carlos Côelho

Curso: Superior Tecnologia em Alimentos

Aluno: Nathanyelle Soraya Martins de Aquino, Tamara Kássia Lima Oliveira e Sílvia Neide dos Santos.

Turma: 5º Período/ vespertino

Prática realizada em: 13 /08 /2012 N° da Prática: 08Título da prática: DETERMINAÇÃO DE SÓLIDOS SEDIMENTÁVEIS (MÉTODO: CONE IMHOFF)

São Luís- MA
2012
RELATÓRIO

1. OBJETIVO
Definir a quantidade de material em suspensão, que sedimenta por força da ação de gravidades, a parte de um litro da amostra por 1 hora de repouso.

2. INTRODUÇÃO
A água é considerada um recurso ou bem econômico, porque éfinita, vulnerável e essencial para a conservação da vida e do meio ambiente. Além disso, sua escassez impede o desenvolvimento de diversas regiões. Por outro lado, é também tida como um recurso ambiental, pois a alteração adversa desse recurso pode contribuir para a degradação da qualidade do meio ambiente. Já a degradação ambiental afeta, direta ou indiretamente, a saúde, a segurança e o bem-estarda população; as atividades sociais e econômicas; a fauna e a flora; as condições estéticas e sanitárias do meio; e a qualidade dos recursos naturais.
A utilização da água e do solo nas diversas atividades humanas tem conseqüências diferenciadas sobre um corpo d’água qualquer, haja vista que a água possui usos múltiplos na sociedade e, por isso, apresenta padrões específicos para a atividade emque é envolvida como, por exemplo, o abastecimento, recreação, irrigação, dentre outras.
A água, considerada fonte de vida, vem sofrendo alteração na sua disponibilidade, devido ao crescimento exponencial da população, que tem consumido mais esse recurso e degradado a sua qualidade. Além de dar suporte a vida humana, a água influencia fortemente nas condições de urbanidade, atua como fator deprodução de atividades agropecuárias, industriais e na geração de energia elétrica, bem como nas atividades de lazer, caracterizando seus múltiplos usos.
Como se vê, trata-se de um dos recursos naturais mais intensamente utilizados, que é empregado em todas as esferas da vida humana, desde aspectos relacionados à economia até a manutenção do nível de vida da população, não contendo nenhum outroproduto semelhante que possa substituí-lo.
Após as atividades, sobram substâncias na água, que são denominados sólidos, esses sólidos nas águas correspondem a toda matéria que permanece como resíduo, após evaporação, secagem ou calcinação da amostra a uma temperatura pré-estabelecida durante um tempo fixado. Em linhas gerais, as operações de secagem, calcinação e filtração são as que definem asdiversas frações de sólidos presentes na água (sólidos totais, em suspensão, dissolvidos, fixos e voláteis).
Nota-se que entre os sólidos há uma divisão, sendo sólidos em suspensão definidos como partículas passíveis de retenção por processos de filtração, enquanto que os sólidos dissolvidos são partículas com diâmetro inferior a 10-3 μm e que permanecem em solução após a filtragem.
Para a portarian.º 518 do Ministério da saúde, a água potável deve estar em conformidade com o padrão aceito, que para os sólidos totais não deve ultrapassar a concentração de 1000 mg/L. Já para a resolução do CONAMA nº. 20, o valor não deve ultrapassar 500 mg/L.
Os métodos empregados para a determinação de sólidos são gravimétricos (utilizando-se balança analítica ou de precisão).
O princípio da análise...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatorio
  • relatorio
  • Relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!