Relatório

Páginas: 6 (1358 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

Estudo Dirigido

Saneamento Básico




Alunos: Fernanda Nayara
Lucas Vieira
Mariana Fernandes
Paulo César
Thayrone Christian




1) Abastecimento de água e tratamento de esgoto. Mas também inclui o lixo nessa categoria, limpeza da área urbana, o manejo de resíduos sólidos. O Saneamento Básico visa obem estar da população, melhoria do meio ambiente. Com isso, evitando as doenças, ambiente higiênico, facilitar a atividade econômica.

2) 1º- Abastecimento de Água: Captação de água da chuva, transformando em água potável, para utilização no ambiente doméstico. A solução é coletiva, ajudando as comunidades rurais muito afastadas. Partes do abastecimento de água são: manancial, captação, adução,tratamento, reservação, reservatório de montante ou de jusante, distribuição.

2º- Sistema de Esgotos: O sistema de esgotos existe para afastar a possibilidade de contato de despejos, esgoto e dejetos humanos com a população, águas de abastecimento, vetores de doenças e alimentos; sendo dos tipos:
Sanitário: Usado para fins higiênicos e industriais.
Séptico: Fase de putrefação.
Pluviais:Águas pluviais.
Combinado: Sanitário + Pluvial.
Cru: Sem tratamento.
Fresco: Recente, ainda com oxigênio livre.

Algumas formas de funcionamento do sistema de esgoto são: evitar a poluição do solo, dos mananciais de abastecimento de água, contato de vetores com as fezes, aumento da vida média do homem, redução de custo do tratamento de água de abastecimento, controle de poluiçãode praias e locais de recreação, preservação da fauna aquática.

Existem soluções para a retirada do esgoto e dos dejetos, havendo ou não água encanada, são eles:

Sistema unitário: Coletor de esgoto em um único reservatório. Usado em áreas rurais, que usam as fosses séptica. Coletando assim a água num reservatório no quintal, enchendo até a quantidade suportada, e eliminando oresto por outra parte.

Sistema misto: Recebe o esgoto sanitário e uma parte das águas pluviais.

Sistema separador: O esgoto pluvial é separado do esgoto doméstico, utilizando a água pluvial, que não é tão prejudicial como o esgoto doméstico.

3º- Resíduos sólidos: é coletado o lixo do bairro, evitando a exposição dos resíduos. Após a coleta é triturado despejado em céu aberto, em aterrosanitário, por compostagem e ou incineração. Com o objetivo de: prevenção de doenças, melhoria da higiene da população e diminuição do mau cheiro.

4º- Drenagem Urbana: é a capacidade de escoamento através de condutos e canais e impermeabilização das superfícies, para evitar enchentes, degradação da qualidade da água, rebaixamento do lençol freático. Delimita as áreas baixas, com riscos dealagamentos, diagnosticando se é viável a ocupação da área. A também o sistema de microdrenagem que visa à condição de circulação de veículos e pedestres numa área urbana.

3) O plano de saneamento básico é o instrumento indispensável da política pública de saneamento. Ele é obrigatório, deve ser elaborado pelos municípios, ter objetivos e metas nacionais e regionalizadas e ainda os programas e açõespara o alcance dessas metas. É essencial nos serviços de tratamento de água e coleta de tratamento de esgoto.

4) O Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU) é o conjunto de diretrizes que
Determinam a gestão do sistema de drenagem, minimizando o impacto ambiental devido ao escoamento das águas pluviais. Um dos principais objetivos de um Plano Diretor de Drenagem é a implantação de novosempreendimentos, utilizando-se de uma série de medidas, de forma a reduzir os efeitos das inundações.

5) O sistema higienista na drenagem urbana baseia-se em escoar a água precipitada o mais rápido possível, que prejudicou as áreas jusantes com aumento as inundações, sendo considerados projetos insustentáveis; o foco do sistema higienista é afastar a água através de canalização. A visão do sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatorio
  • relatorio
  • Relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!