Relatório

Páginas: 9 (2190 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
CAMILA MAIA
THAYSE TOLEDO MOREIRA

RELATÓRIO – O DRAMA DOS QUE CONVIVEM COM ESSE MAL

Relatório entregue no dia 20 de setembro, para obtenção de mérito na disciplina de Produção Acadêmica II do 2º período do Curso de Fisioterapia da Faculdade Dom Bosco.
Profª: Beatriz Koppe

CURITIBA
2012
1. RELATÓRIO: O drama dos que convivem com esse mal
1.1 INTRODUÇÃO
Este relatório trata sobre odrama trazido junto ao mal de Alzheimer. Compara-se o cotidiano do doente e de seus cuidadores, apresentando em especial à conduta e as consequências que esses cuidadores e os familiares levam consigo dia após dia. Tem como propósito manter a saúde de quem convive com um portador de Alzheimer e minimizar os efeitos desse mal no doente.
Partindo da Análise do filme “Longe Dela – Sarah Polley”, doartigo “Proposta Fisioterapêutica para os cuidados de Portadores da Doença de Alzheimer - Marília Agua de Melo, Patrícia Driusso” e de entrevista com a família de um doente. A produção ocorreu durante o período de 30 dias, nas aulas de Produção Acadêmica II, ministradas pela Professora Beatriz Koppe na Faculdade Dom Bosco.

1.2 RELATO
1.2.1 Relato do filme
O filme “Longe Dela”, dirigido porSarah Polley, conta o drama psicológico vivenciado por Fiona e seu marido Grant, quando ela passa a ser portadora de mal de Alzheimer, pela sua aparência próxima aos 50 anos de idade. O elenco ainda conta com a presença de muitos personagens, em especial Mirian e Aubrey, um casal que passa pela mesma situação e que, por conta da doença, acabam se envolvendo com Fiona e Grant em algumas cenas.
Oprimeiro sintoma do mal de Alzheimer aparece em Fiona quando ela já não se lembra de onde colocar a frigideira. Seus pensamentos ficam confusos e ela mesma começa a perceber que está perdendo a razão. Ela sente um vazio dentro de si, mas ao mesmo tempo quer provar pra si mesma que lembra de muitas coisas.
Mas a situação vai se agravando. Ela saiu para dar uma volta e fica perdida por não selembrar do caminho de casa, até que seu marido, Grant, consegue encontrá-la e a leva de volta para casa.
Então, a pedido de Fiona, Grant resolve visitar uma clínica para interná-la. Ele saiu do lugar impressionado e decide que não quer internar Fiona, pois a ama muito e não consegue ficar longe dela. A própria Fiona, no entanto, o convence de que interná-la é a melhor solução. Grant acata a decisãoda esposa e a leva para a clínica. Ele sofre muito ao saber que terá que ficar um mês longe para ela poder se adaptar.
Ele passa a ligar para uma enfermeira que conheceu na clínica para saber de sua esposa. O mês passa e ele vai visita-la. Ao chegar lá fica chocado, pois ela não o reconhece e está apaixonada por outro interno, Aubrey, que Fiona passa a acreditar que o conhece há anos. Grantpassa a ir todos os dias na clínica com esperança de que ela o reconheça, mas ela não se lembra dele, cada dia gosta e se preocupa mais com Aubrey. Até que Aubrey vai embora da clínica, pois sua esposa tira-o de lá, e Fiona fica isolada e seu quadro clínico começa a piorar. Seus músculos começam a atrofiar, pois ela não quer fazer mais nada. Então, ao ver sua esposa sofrendo Grant resolve ir, mesmocontra sua vontade, à residência de Mirian, que é esposa de Aubrey, para convencê-la a interná-lo novamente, pois ele e Fiona se apaixonaram e ela está sofrendo muito com sua ausência. Mirian acaba saindo com Grant, e acabam se envolvendo. Então ela decide internar Aubrey novamente porque vê que é o melhor para ambos.
Grant leva pessoalmente Aubrey para a clínica, para ver a alegria de Fiona.Mas ao chegar lá ela olha para ele e relembra de tudo, de seu marido, do amor que sente por ele. Grant fica feliz, mesmo sabendo que no outro dia ela possa não mais lembrar quem ele é novamente.


1.2.2 Entrevista
1. Quem toma conta do doente neste momento? - Neste momento encontra-se num lar.
2. Qual foi a reação da família quando foi diagnosticada a doença? E do doente? - Total...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatorio
  • relatorio
  • Relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!