Relatório

Páginas: 3 (649 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
RELATÓRIO DE HIDRÁULICA

MARÇO DE 2012

1. INTRODUÇÃO

Em muitos estudos experimentais de escoamentos é necessário determinar o módulo e a direção da velocidade do fluido em alguns pontosda região estudada. Apesar de ser impossível a obtenção da velocidade num ponto, pode-se determinar a velocidade média numa pequena área ou volume através de instrumentos adequados.
Pode-se obter avelocidade medindo-se:
* O tempo que uma partícula identificável leva para percorrer uma distância conhecida;
* A variação da resistência elétrica pelo resfriamento de um condutor elétricointroduzido no escoamento (anemômetro de fio quente);
* A rotação de um hélice introduzido no escoamento (molinete e anemômetro);
* A diferença entre a pressão total e a estática, métodointroduzido por Henri Pitot em 1732, que é um dos mais utilizados.

O tubo de Pitot é empregado para medição de velocidades principalmente em escoamento de gases como, por exemplo, na aviação.

2.FUNDAMENTOS TEÓRICOS

3.1. Princípio de Funcionamento

Fig. 1 Tubo de Pitot em canal aberto

No ponto 1, da Figura 1, a energia total referida a unidade de peso é igual a:

, onde P1é a pressão estática em 1; v1 é a velocidade do fluido em 1, γ seu peso específico e g a aceleração gravitacional.
No ponto 2, na entrada do tubo de Pitot, a partícula que estava no ponto 1 édesacelerada até a velocidade nula; então a energia total referida à unidade de peso é igual a:

Devido à proximidade entre os pontos 1 e 2, pode-se considerar que não houve dissipação de energia, istoé, a energia total referida à unidade de peso é igual nos pontos 1 e 2.

A pressão estática P1 (efetiva) é dada pela altura de coluna de fluido acima da linha com cota z, ou seja, “ h1 “. A pressãototal efetiva P2 (de estagnação) é dada pela altura “ h “

Portanto através da leitura da altura de coluna de fluido no tubo de Pitot acima da superfície livre pode-se obter a velocidade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatorio
  • relatorio
  • Relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!