Relatório e ensaio de estágio

Páginas: 38 (9456 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
1. Apresentação


Trata-se do relatório de docência e ensaio necessários para a concretização do estágio docente em Ciências Sociais. Neste relatório há um esboço geral de como foi conduzido o estágio realizado na escola. Estão presentes neste trabalho desde concepções teóricas que nortearam os conteúdos estudados em sala de aula até atividades práticas que foram realizadas com osestudantes de três primeiros anos. O ensaio é uma narrativa composta pela experiência de muitos questionamentos e poucas certezas após dois meses inserida no cotidiano escolar.

2. Dados do Colégio


O estágio de docência em Ciências Sociais foi realizado no Colégio Estadual Inácio Montanha no turno da noite, em três turmas do primeiro ano do Ensino Médio, nas quartas-feiras nostrês últimos períodos da noite.
A escola localiza-se na região central do município de Porto Alegre, sendo que a maior parte dos alunos não reside perto da escola. Segundo a supervisora pedagógica do turno da noite, a escola tem aproximadamente mil e seiscentos alunos nos três turnos, destes quatrocentos e cinqüenta no turno da noite. Segundo ela, os alunos que mais evadem são os doprimeiro ano da noite, em torno de 30%.
No turno da noite há sete turmas de primeiro ano, quatro turmas de segundo ano e três turmas de terceiro ano do Ensino Médio. Esses números confirmam as informações fornecidas pela supervisora da escola. Não há dados oficiais de evasão e reprovação escolar disponível para pesquisa.
Durante o período de observação e docência, nas três turmasem que estagiei, foi possível verificar que na lista de chamada do professor de sociologia há aproximadamente 35 alunos, mas destes, apenas 15 alunos freqüentam a sala de aula. Outros aspectos observados foram à faixa etária e o sexo dos alunos, todos muito jovens e maioria mulheres. Cabe ressaltar que grande parte são alunos trabalhadores.


3. Fundamentos NorteadoresInicialmente iniciei as aulas com os temas sociológicos e posteriormente abordei as teorias e conceitos sociológicos relacionados com as temáticas, pois acredito ser está à melhor estratégia para ministrar aulas interessantes e que despertem a imaginação sociológica proposta por Mills (1969). Este modo, os alunos poderiam compreender o amplo contexto histórico e social do qual fazem parte, o que tornariapossível fazer ligações entre sua vida cotidiana e o mundo que o influencia. Giddens (2001) tem uma visão semelhante quando afirma que o papel da ciência social é a recuperação da noção do agente humano conhecedor.
É por isso, em suma, que por meio da imaginação sociológica que os homens esperam, hoje, perceber o que está acontecendo no mundo, e compreender o que está acontecendocom eles, como minúsculos pontos de cruzamento da biografia e da historia, dentro da sociedade. (Mills, 1969, p. 14).




Nesse contexto Charlot (2009), estudando a forma como os alunos relacionam-se como o saber, defende a produção do sentido e do prazer como fontes primordiais para a formação de crianças e jovens em qualquer lugar do mundo. Entretanto cada vez mais alunosfreqüentam a escola somente para passar de ano e não encontram no ambiente escolar o prazer de aprender e o sentido do saber. O Ensino Médio não pode continuar a ser visto apenas como uma etapa preparatória para uma etapa posterior, ou seja, os estudantes vão para a escola visando à aprovação no final do fim do ano para finalmente saírem da escola. Muitas vezes os jovens estão na escola não para aprender,para adquirir novos conhecimentos, mas para encontrar os amigos, namorar, enfim vivenciar a cultura deles. A escola é o lugar que eles se encontram, já que a maioria dos estudantes mora na periferia e a escola encontra-se na região central da cidade. Eles não encontram lugar para estarem na sociedade e é na escola que eles podem se encontrar. Como afirma Rui Canário (2006) a escola é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de ensaios
  • relatórios de ensaios
  • Relatório de ensaios
  • Relatório de ensaio
  • RELATÓRIO ENSAIO DE TRAÇÃO ENSAIO DE COMPRESSÃO
  • relatorio de estagio de estagio
  • Relatorio de estagio
  • Relatório de estagio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!