Relatório Teste da Chama

Páginas: 5 (1058 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
 1.INTRODUÇÃO


O teste da chama ou prova da chama é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento. Em meados do século XVIII começaram os estudos sistemáticos de identificação de compostos pelo uso de chamas, conduzidos mais ou menos de modo simultâneo porvários pesquisadores.
Por volta de 1630, Fludd constatou que o ar participava do processo de combustão e, em 1650, Von Guericke demosntrou que uma vela não queimava na ausência de ar. Thomas Melvill observou em 1752 o espectro de linhas brilhantes emitido por chamas contendo sais metálicos. Em 1758, Andreas Marggraf conseguiu diferenciar sais de sódio e sais de potássio pela cor dassuas chamas. John Herschel, por usa vez, mostrou que a radiação emitida pelas chamas de bário, cálcio, estrôncio e cobre, ao atravessar um prisma de vidro, era resolvida em suas linhas espectrais características, fato que poderia ser usado para fins de identificação química. Joseph Fraunhofer fez o mesmo tipo de estudo, observando em particular o par de linhas amarelas emitidas pelo sódio, quandofazia estudos de índice de refração de vidros. Tais estudos redundaram na construção do espectroscópio de Bunsen e Kirchoff, valioso instrumento de identificação de metais, que culminou com a descoberta, pelos dois cientistas, dos elementos césio e rubídio. Esta vasta gama de estudos permitiu que em 1928, o botânico dinamarquês Henrik Lundegardh criasse a fotometria de chama.
As chamastêm estrutura e composição bastante complexas. A emissão de luz nestas resulta da presença não só de átomos e íons excitados, mas também de fragmentos de moléculas e partículas sólidas incandescentes.
O processo de combustão envolve, com raras exceções, muitas etapas e de depende de fatores tais como composição de combustível, fração relativa deste e do oxigênio, temperatura e pressão.Em função do combustível e do comburente serem ou não previamente misturados, as chamas podem ser classificadas em chamas de pré-mistura ou chamas de difusão. Nas de pré-mistura o combustível, normalmente gasoso é misturado ao oxigênio antes da queima. Portanto, o que se inflama, é a mistura desses dois componentes. Este procedimento gera chamas normalmente de temperatura muito alta e de baixaluminosidade, controladas pela proporção combustível/oxigênio. Nas chamas de difusão não há pré-mistura de seus componentes. A difusão molecular, que ocorre muitas vezes de modo turbulento, é responsável pela mistura de gases nesse tipo de chama. Nesses casos, a proporção combustível/oxigênio é de difícil controle, resultando muitas vezes em baixa quantidade de comburente, gerando chamas luminosas,turbulentas e fuliginosas.
O teste de chama é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétronsexcitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capazde enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.
A temperatura da chama do bico de Bünsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELATORIO EXPERIMENTAL: CHAMA E TESTE DA CHAMA
  • Relatório teste de chama
  • Relatorio de teste da chama
  • Relatorio teste de chamas
  • Relatorio teste de chama
  • Relatório teste de chama
  • Relatorio Teste De Chama
  • Relatório teste chama

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!