Relatório teste chama

Páginas: 7 (1623 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2011
Anhanguera Educacional
Ribeirão Preto - SP

Relatório Experimento: Teste de Chama

Nome: David Alan Nogueira de Oliveira Nome: Eder Cássio Menassi Nome: Marcelo Gervásio Constâncio Nome: Thiago Perelli Castão Nome: Wesley Tiago Sanches Professora: Karmel Lima

RA: 3504593458 RA: 3232546712 RA: 3219531937 RA: 324263650 RA: 3242557579

Curso: Eng. d Produção de Curso: Eng. Mecânica Curso:Eng. Mecânica Curso: Eng. de Produção Curso: Eng. Mecânica Nota:

Ribeirão Preto Outubro/2011

Anhanguera Educacional
Ribeirão Preto - SP
Introdução

O físico dinamarquês Niels Bohr (1885 - 1962) propôs um modelo atômico para o átomo de hidrogênio que depois foi estendido para outros elementos. O seu modelo baseia no baseia-se Sistema Solar, no qual os planetas giram ao redor do Sol. ParaBohr, os elétrons giram em órbita ao redor do núcleo atômico agrupados em níveis energéticos. Hoje sabemos que os elétrons giram ao redor do núcleo, mas não em órbita. Para ser considerada uma órbita, o movimento do elétron deveria ser sempre num mesmo plano, o que na prática não acontece. O movimento dos elétrons ao redor do núcleo é parecido ao de uma nuvem que envolve esse núcleo atômico. Noestado fundamental de um átomo, os elétrons se encontram no nível energéti o mais baixo possível. energético Se os elétrons de um átomo recebem energia ou colidem com outros elétrons, eles saltam para níveis mais externos. Neste caso, dizemos que os elétrons entram em estado excitado. Se os elétrons cedem energia, eles saltam para níveis mais internos e a energia liberada pelos elétrons sai emforma de quantum de luz ou fóton e é a frequência da luz que determina a sua cor. Nossos olhos detectam diferentes cores porque eles respondem de forma diferente a cada freqüência. Apenas uma estreita faixa de frequências (e, consequentemente de comprimentos estreita de onda), é visível ao olho humano. É o chamado espectro da luz visível Esta faixa de luz visível. visível se estende entre asfrequências maiores que o infravermelho e menores que o ultravioleta, e entre comprimentos menores que 700 nm maiores que 420 nm (2), como pode e ser observado na figura 1 e na tabela A:

2

Anhanguera Educacional
Ribeirão Preto - SP

Figura1: Espectro de luz visível.

Cor

Comprimento onda ( (λ) 420 nm 470 nm 530 nm 580 nm 620 nm 700 nm

Frequência ( 7,1x10-14 Hz 6,4x10-14 Hz 5,7x10-14 Hz5,2x10-14 Hz 4,8x10-14 Hz 3,0x10-14 Hz

Violeta Azul Verde Amarelo Laranja Vermelho

Tabela A: Comprimentos de onda e freqüência característica.
3

Anhanguera Educacional
Ribeirão Preto - SP
Quando um objeto é aquecido, ele emite radiação, que pode ser observada através da sua cor. Um exemplo é o aquecimento de metais nas indústrias metalúrgicas, quando eles emitem uma cor vermelha intensa.Observa se que a cor emitida pelo corpo Observa-se aquecido depende da sua temperatura. Assim, pode se concluir que a frequência e o nde pode-se comprimento da radiação eletromagnética está diretamente ligada à energia absorvida pelo corpo durante o aquecimento. Estas teorias são hoje comprovadas a partir de cálculos e experimentos. Entre eles, está o teste experimentos. de chama. Nesteexperimento, sais (principalmente os que possuem ânions voláteis na chama oxidante, como o cloro, por exemplo) são expostos à chama. Na chama, absorvem energia em forma de calor e esta energia provoca a excitação dos elétrons, forçando a realizar o salto forçando-os quântico. Ao retornarem ao seu estado inicial de energia, liberam fótons de luz de cores características a cada elemento.

Procedimentoexperimental

Materiais utilizados: • 5 tubos de ensaio contendo os cátions (cloreto de cálcio; cloreto de estrôncio; cloreto de bário; cloreto de sódio; cloreto de potássio) • • 5 palitos de madeira com 1 fio de cobre na ponta; 1 bico de Bulsen.

Procedimento: Com os fios de cobre devidamente limpos, acendeu se o bico de Bulsen, e então mergulhado acendeu-se o mesmo correspondente ao cálcio na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELATORIO EXPERIMENTAL: CHAMA E TESTE DA CHAMA
  • Relatório teste de chama
  • Relatorio de teste da chama
  • Relatorio teste de chamas
  • Relatorio teste de chama
  • Relatório teste de chama
  • Relatorio Teste De Chama
  • Relatório Teste da Chama

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!