Relatório-Teoria dos Erros

Páginas: 7 (1645 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014








Laboratório de Física I





Teoria dos Erros






Ronaldo Leme de Amorim – 201024491
Engenharia Elétrica
Docente: Fernanda Garcia e Silva
Março/2011
Sumário

1. Objetivos Página 3
2. Introdução Página 3
2.1. Algarismos Significativos Página 3
2.2. Incertezas Página 3
2.3. Arredontamento Página 4
2.4. Flutuações nasmedidas (erros) Página 4
2.5. Valor médio de uma grandeza Página 5
2.6. Desvios Página 5
2.7. Dispersão das medidas em relação ao valor médio Página 6
2.8. Operações com desvios Página 6
3. Conclusão Página 8
4. Referencias bibliográficas Página 9

















1. Objetivos
Compreender os conceitos envolvidos a teoria dos erros, sendo oobjetivo desta estimar com a maior precisão possível o valor da grandeza medida e o seu erro.

2. Introdução
As grandezas físicas são determinadas experimentalmente por medidas ou combinações de medidas. Estas têm uma incerteza que é característica dos equipamentos utilizados experimentalmente e também do operador.
A experiência em si mostra que, sendo uma medida repetida várias vezes com omesmo cuidado e procedimento pelo operador, os resultados obtidos não são idênticos, porém quando esta for aplicada é necessário saber a quão esta medida é confiável, para isso é utilizada uma linguagem universal que é a incerteza. Além disso, também devem ser utilizados métodos adequados para combinar as incertezas dos diversos fatores que influem no resultado.

2.1. Algarismos Significativos:
Adefinição de algarismos significativos de uma medida é com todos os algarismos exatos e mais um duvidoso.
Um exemplo disso é quando utilizamos uma régua graduada em centímetro, esta avalia os décimos de centímetros (milímetros) também é discutível avaliar centésimos ou frações menores, sendo estes os tais algarismos duvidosos.
Nas medições, é costume fazer as estimativas com aproximações de atédécimos da menor divisão da escala do instrumento, já que centésimos ou milésimos da divisão estão fora da percepção da grande maioria dos seres humanos.

2.2. Incertezas:
Incerteza é a fração avaliada da menor divisão da escala, ou seja, é no digito duvidoso que existe a incerteza da medida. Porém esta pode ser classificada em incerteza absoluta ou em incerteza relativa.
Incerteza absoluta édefinida como a variação de incertezas fixadas pelo experimentador, esta depende da perícia e segurança do experimentador, além da facilidade de leitura da escala e também do instrumento utilizado. Normalmente, a incerteza absoluta é o módulo do valor da metade da menor divisão da escala.
Já a incerteza relativa é a relação entre a incerteza absoluta e a medida da grandeza e é normalmenteexpressada em termos percentuais. Logo pode se concluir que quanto menor a incerteza relativa melhor será a medida.

2.3. Arredondamento:
O arredondamento é feito com o número de algarismos significativos desejados, porém existem duas regras para o cancelamento de um ou mais algarismos da esquerda pra direita, sendo eles:
1-“Quando o algarismo cortado é menor do que cinco, o imediatamente anteriorpermanece igual”, ex: R=2,374 cm ⇒ R=2,37cm
2-“Quando o algarismo cortado é maior ou igual a cinco, o imediatamente anterior é aumentado em uma unidade” ex: R=0,907 cm ⇒ R=0,91cm

2.4. Flutuações nas medidas (erros):
Quando realizada medidas experimentais, temos como objetivo alcançar seu valor perfeito, mas este objetivo não é alcançado na prática, porém podemos chegar a uma aproximação dessevalor real fazendo uma série de medidas. O valor real é considerado um valor obtido teoricamente por algum modelo exato ou então por uma medida experimental perfeita.
Conhecendo o valor real e comparando-o com o valor medido podemos definir o erro como sendo a diferença entre o valor medido e o verdadeiro valor da grandeza, sendo mostrada pela equação:
Erro = Valor medido – Valor real
As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELATORIO 1 TEORIA DOS ERROS
  • Relatório teoria dos erros
  • RELATORIO TEORIA DOS ERROS UNILESTE
  • Relatorio teoria dos erros
  • Relatório de física-teoria dos erros
  • Relatório de Teoria dos Erros
  • Física
  • Relatorio Teoria de Erros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!