Relatório Soluções

Páginas: 11 (2718 palavras) Publicado: 28 de janeiro de 2014



UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA




Jéssica Ping Queiroz
Thamires Alves Canário




3º EXPERIMENTO: SOLUÇÕES



Curso: Bacharelado Interdisciplinar em
Ciência e Tecnologia
Disciplina: Química Geral I
Professor: Emanoel Igor Oliveira
Data: 26/11/2013



SALVADOR, 2014
OBJETIVOS
1. Entender o conceito de concentração.
2. Reconhecer a importância de expressar aconcentração de uma solução.
3. Justificar o papel da água como solvente para diferentes tipos de substâncias.
4. Compreender porque alguns processos de dissolução são endotérmicos e outros são exotérmicos.

















INTRODUÇÃO
As soluções são misturas homogêneas entre duas ou mais substâncias, nelas as partículas dispersas não são mais parte do seu sólido, líquido ougás original. Considerando primeiramente somente aquelas que possuem dois componentes é possível ter nove tipos diferentes de soluções. Como é apresentado na Tabela 1, abaixo.

Tabela 1: Tipos de soluções (dois componentes)
Os gases sempre formam misturas homogêneas, pois se misturam entre si em todas as proporções, o que permite dizer que eles são completamente miscíveis. Uma soluçãogasosa possui a estrutura típica de um gás, porém com moléculas distintas. O ar é o melhor exemplo de solução gasosa, sendo composto principalmente de oxigênio e nitrogênio.
Nas soluções líquidas o arranjo molecular típico de líquidos puros se mantém, mas as moléculas não são todas semelhantes. No caso em que a substância dispersante é a água, a solução é do tipo aquosa.
Uma soluçãosólida possui um retículo cristalino ordenado no qual a estrutura foi feita por acaso ou pela existência de partículas diferentes ocupando os pontos do retículo ou pela presença de partículas ocupando alguns dos espaços entre os pontos do retículo. Para preparar uma solução sólida de dois sólidos puros não basta simplesmente misturá-los. A maneira mais prática é fundir os dois sólidos juntos edepois congelar a mistura, considerando que os componentes sejam miscíveis nos estados líquido e sólido.
As propriedades de uma solução dependem da sua composição e da natureza das substâncias que a compõem. O componente que está em maior quantidade em relação ao outro é conhecido como solvente, enquanto que os outros componentes presentes em menores proporções são denominados solutos. De ummodo geral, o solvente é a substância na qual as partículas do soluto estão dissolvidas.
Dois outros termos utilizados são: concentrado e diluído, os quais referem-se, respectivamente, à alta e à baixa concentração do soluto em uma solução. A composição de uma solução pode ser descrita quantitativamente através de sua concentração. As unidades de concentração mais importantes são:
Fraçãomolar: relação entre o número de mols de um componente e o número total de mols.
Porcentagem molar: é a porcentagem do número total de mols correspondente a um componente (fração molar cem vezes).
Molaridade: é o número de mols do soluto dissolvido por litro de solução.
Molalidade: é o número de mols do soluto dissolvido por quilograma de solução.
Porcentagem de massa: porcentagem da massatotal de uma solução correspondente a um componente (fração da massa cem vezes).
As soluções também podem ser definidas como saturadas, insaturadas ou super-saturadas. Soluções saturadas são aquelas que estão em equilíbrio com o excesso de soluto, ou seria, se estivesse presente excesso de soluto (ou seja, mesmo ele sendo separado). As soluções insaturadas são aquelas que têm concentração desoluto menor que a de uma solução saturada. E as soluções super-saturadas são aquelas nas quais a concentração do soluto é maior que a de uma solução saturada. A solubilidade de um soluto em um dado solvente trata-se da concentração do primeiro na sua solução saturada e depende das propriedades de soluto e solvente, da temperatura e da pressão.
Durante o processo de solubilização ocorre a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório Soluções
  • Relatório de soluções
  • Relatório de Soluções
  • Relatório de Soluções
  • Relatório de soluções
  • Relatório soluções
  • Relatório Química
  • Relatório de Química Preparo de Soluções

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!