Relatório sobre o filme: A Queda do Império Romano

Páginas: 6 (1286 palavras) Publicado: 13 de janeiro de 2014
Relatório sobre o Filme: A Queda do Império Romano

O filme norte americano, “A queda do império romano”, foi produzido em 1964, pelo diretor Antony Mann, do gênero drama histórico, tem em sua produção o roteiro de Philip Yordan, Ben Barzman e Basilio Franchina, trilha sonora de Dimitri TiomKim, produção de Samuel Bronston, design produção Veniero Colasanti e John Moore, fotografia de RobertKrasker, edição de Robert Lawrence, figurino Veniero Colasanti e John Moore, guarda-roupa Glória Musetta, maquiagem de Mario Van Riel, efeitos sonoros de David Hildyard, Milton C. Burrow e Gordon K. McCallum e efeitos especiais de Alex Weldon, tendo em seu elenco atores consagrados na época como:
Alec Guianness – Marcus Aurelius
Stephen Boyd – Caio Livius
Sophia Loren – Lucilla
Mel Ferrer –Cleander
Christopher Plummer – Commodus
James Mason – Timonides
Omar Sharif – Sohamus
John Ireland – Ballomar
Anthony Quayle – Verulus
Finlay Currie – Senador
Norman Wooland – Virgilianus
George Murcell – Victorinus
Douglas Wilmer – Niger
Eric Porter – Julianus
Andrew Keir – Polybius
Michael Gwynn – Cornelius
Virgilio Teixeira – Marcellus
Peter Damon – Claudius

Filme que naépoca recebeu prêmios como:
Prêmio Globo de Ouro, EUA
Prêmio de melhor trilha sonora original

Indicações:
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de melhor trilha sonora

Sinopse:
O Imperador romano Marcus Aurelius reúne os vários representantes das diversas nações que constituem o império, como forma de garantir a paz e a prosperidade de todos os envolvidos.
MarcusAurelius tem dois filhos, Commodus e Lucilla, embora ame Commodus como pai, ele tem certeza que o filho, embora seja seu sucessor natural, jamais seria um bom imperador para os romanos. Assim ainda em vida, toma uma decisão difícil e perigosa, anunciando Caio Livius seu sucessor, um filho adotivo e leal comandante dos exércitos romanos do norte.
Ao descobrir a decisão do pai, Commodus indignado fazcom que seu servo Cleander assassine seu pai por envenenamento, e assume assim o trono após a morte de Marcus Aurelius. Lucilla sua irmã tenta convencer Caio Livius para que reclame o trono vago conforme a vontade de seu pai. Contudo o mesmo não o faz, e Commodus agora imperador declara-se um Deus e manda matar qualquer um que seja uma ameaça para ele.
Como seu pai, Marcus Aurelius já previa,Commodus não cumpre com suas responsabilidades como imperador de Roma se torna um caos administrativo e político, marcado pela corrupção e para agravar ainda mais a situação o Império foi assolado pela peste, o que se dá em síntese a origem da queda do império romano.
Para afastar sua irmã Lucilla de Caio Livius, e impedir com que tramassem algo contra ele, Commodus promete em casamento Lucilla á umpríncipe de um país amigo, a Armênia, tentando assim também firmar uma aliança com Roma.
Em uma campanha os romanos foram atacados pelos bárbaros liderados por Ballomar, Livius propôs á Ballomar uma trégua, onde após os termos terem sido entregues por um escravo romano, foi aceita a proposta.
Em Roma, o imperador Commodus, além de ter aumentado os impostos, deu início ao treinamento de escravospara se tornarem gladiadores. Após saber do retorno de Lucilla para Roma, Livius vai ao seu encontro, onde um senador ao saber da proposta feita por Livius aos bárbaros para se tornarem cidadãos romanos, diante todo o senado se nega a conceder tal direito aos bárbaros.
Do outro lado do Império, Lucilla ao lado da Armênia, formam uma rebelião para dominar o lado leste do Império, ao saber disso,Livius pede que Lucilla desista, porém sem sucesso. Seu esposo, o príncipe da Armênia, se une aos persas e atacam a tropas romanas se sobressaindo em número. Contudo em combate direto com Livius, o líder armênio é morto e é dado fim a batalha. Por ordem do imperador, 5 mil revoltosos devem ser crucificados, Livius então vai em busca de Lucilla para salva-la, e em seguida foi até os bárbaros que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANALISE SOBRE A QUEDA DO IMPERIO ROMANO
  • analise de livro didático sobre a queda do império romano
  • UMA ABORDAGEM REFLEXIVA SOBRE A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO
  • Analise de livro didatico sobre A queda do Império Romano
  • A queda do império romano
  • A Queda do Império Romano
  • A queda do império romano
  • queda do imperio romano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!