Relatório sobre epi´s

Páginas: 7 (1597 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Faculdade NOVAFAPI
Coordenação de Engenharia Civil
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Prática Interdisciplinares – 3ª Série
Profª.: Maryanne Evangelista dos Santos







RELATÓRIO EPI’s


Aluno: Leandro de Araujo Passos














Teresina, Abril/2013.

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 03
DESENVOLVIMENTO 04
CONCLUSÃO 10
BIBLIOGRAFIA 11INTRODUÇÃO


Atualmente, no dia-a-dia das empresas, os trabalhos são destinados à produzirem mais rápidos e serem mais eficazes. Dessa maneira, muitas vezes as questões relacionadas a segurança são ignoradas. O êxito de uma organização, não depende apenas de possuir melhores máquinas, funcionários bem treinados, tecnologia de ponta e boas instalações, asegurança de todos os empregados é fundamental para a obtenção de maiores índices de qualidade e produtividade, influenciando o sucesso empresarial.

A utilização de EPI’s é uma das formas de proteção, na construção civil é de extrema importância pelos vários riscos que o trabalhador está exposto em uma obra. Neste ramo de atividade, quando o empregado não utiliza os EPIs, é observada alta incidênciade acidentes graves que muitas vezes causam incapacidade permanente para o trabalho, além de custos de tratamento médico mais elevados devido à gravidade dos ferimentos e/ou doença.

Além do uso dos EPI’s é importante também a proteção contra incêndio, antes e depois da construção, porem é um assunto um pouco mais complexo do que possa parecer. A primeira vista, imagina-se que ela é compostapelos equipamentos de combate à incêndio fixados nas edificações, porem esta é apenas uma parte de um sistema, é necessário o conhecimento e o treinamento dos ocupantes da edificação. Estes deverão identificar e operar corretamente os equipamentos de combate a incêndio, bem como agir com calma e racionalidade sempre que houver início de fogo.










DESENVOLVIMENTO


O Equipamentode Proteção Individual - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde. O uso deste tipo de equipamento só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade, ou seja, quando as medidas de proteçãocoletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a atenuação dos riscos e não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho.

Conforme dispõe a Norma Regulamentadora 6, a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintescircunstâncias:

Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;
Para atender a situações de emergência.
 
Compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, ou a ComissãoInterna de Prevenção de Acidentes - CIPA nas empresas desobrigadas de manter o SESMT, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade.
 
Os principais EPI´s utilizados pelos profissionais na construção civil são:

Capacete: proteção contra impacto no crânio;
Óculos: proteção para os olhos;
Abafador auricular: proteção para o ouvido;
Mascará para proteção contrapó da obra e químico(respirador): proteção para as vias respiratórias;
Luvas de couro ou de plástico: proteção contra material corrosivo ou toxico e contra materiais que possam provocar cortes;
Botas ou botinas: proteção contra produtos químicos, materiais perfurantes e impactos;
Cinto de segurança: proteção contra queda;
Colete refletivo: Proporciona segurança e proteção a pessoas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Epi´s
  • EPI`s
  • Epi, s
  • Epi´s
  • EPI S
  • EPI´s
  • Epi´s
  • Epi´s

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!