Relatório sobre a assistência ao portador com saúde mental

Páginas: 7 (1595 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014

CONVIVENDO UMA INTERAÇÃO TERAPÊUTICA COM PACIENTE PORTADOR DE TRANSTORNO DEPRESSIVO.







LARYSSA PEREIRA SILVA













TERESINA - PI

2014
INTRODUÇÃO
A importância da visita domiciliar na saúde mental, tem como objetivo avaliar as condições de vida do paciente,e poder desenvolver atividades de interações para uma boa relação com o cliente e poder diagnosticar os possíveis problemas e levantar dados sobre condições de habitação e saneamento. Como base nas visitas podemos fazer um levantamento e avaliação das condições sócio- econômicos em que vive o indivíduo e seus familiares, e assim elaborando uma assistência especifica a cada caso.
A visitadomiciliar para os acadêmicos de enfermagem proporciona experiência no planejamento, execução e avaliação de assistência a família. Os acadêmicos fazem as visitas domiciliares, de acordo com o horário mais conveniente às famílias.
As atividades aconteceram na comunidade Bom Samaritano, próximo a faculdade. Durante a realização das visitas domiciliares, foi possível perceber que esta modalidade decuidado nos proporciona uma visão melhor do enfermeiro perante os usuários da saúde mental da atenção básica, principalmente quando comparar- se esta ação com as consultas de enfermagem realizadas dentro do serviço. Esta constatação é reforçada quando nos deparamos com o domicilio de cada usuário, quando conhecemos a realidade que o cerca, bem quando visualizamos e entendemos as dificuldades que omesmo vivencia para aderir a um determinado tratamento. Nossa paciente foi Dona A. M de S.S, uma pessoa maravilhosa, muito comunicativa, nos recebeu de braços abertos, com seu carisma, através das visitas domiciliares fomos conhecendo melhor, tivermos a oportunidade de conversar vários assuntos. Com isso podemos perceber que a cliente tinha um bom relacionamento com a família, mas tinha algunsproblemas relacionado ao seu filho, que apresentava problemas com alcoolismo. Um dos problemas maiores que a cliente relata é sobre o seu relacionamento pessoal com o esposo.
Assim, norteados pela perspectiva da disciplina de saúde mental na atenção básica, a mesma propôs a pratica junto ao domicilio do paciente, proporcionando um contato direto ao acadêmico de enfermagem com cliente, onde haviauma convivência com trocas de experiências, além de proporcionar a interação entre o núcleo familiar. A saúde mental propõe esse tipo de desafio aos profissionais de saúde, desafio, este, que é valido com suas inúmeras experiências. Atentando para os acadêmicos de enfermagem, tais atividade trouxeram um crescimento profissional e pessoal aos mesmos, mostrando aos acadêmicos sua importância dentroda estratégia em saúde mental na atenção básica.
Foi realizado no 4º período de enfermagem no curso de bacharelado de enfermagem, visitas domiciliares, para promoção da saúde mental, a clientes que vivem na comunidade Bom Samaritano, na cidade de Teresina- Piauí.
OBJETIVO
Esse trabalho teve como objetivo analisar e levar para o paciente com transtorno depressivo, atividades que pudessemproporcionar-lhe uma melhora para sua patologia, onde os acadêmicos pudessem desenvolvê-las junto ao cliente, havendo uma interação entre a equipe.
Com o intuito de alcançar tais objetivos propomos atividades nas quais a paciente interagisse de forma agradável, buscando sempre fazer uma pratica na qual a mesma estava apta a realizar sem que haja nenhum êxito. Pois em primeiro lugar devemos respeitar aslimitações do cliente.
Nossas praticas era realizadas por um grupo de 6 pessoas, durante as práticas realizamos algumas atividades com nossa paciente, onde ficamos muito felizes com a reação dela, ela também ficou feliz, pois procurávamos fazer algo diferente com ela, que deixasse a animada e que proporcionasse um momento de felicidade e interatividade com as pessoas e nos acadêmicos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • assistencia de enfermagem em saude mental
  • Questionario sobre Saúde Mental
  • Pesquisa sobre Saude Mental
  • Reportagem sobre saúde mental
  • Relatorio Saude Mental
  • relatorio saude mental
  • Relatorio Estudo Saude Mental
  • Relatorio de estagio em saude mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!