Relatório sobre a acrópoles de atenas

Páginas: 3 (666 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2012
Na Grécia Antiga uma das principais cidades era a de Atenas. Esta cidade obteve este nome em homenagem a Deusa da cidade, chamada Atenas. Em seu ponto mais alto, com cerca de 150 metros de altura,foi construída a cidade alta, ou seja, Acrópole Grega, a qual dominou os céus de Atenas por 2 mil anos.
Ela foi construída por volta de 450 a. C. sobe a administração de Péricles, o qual tinha aambição de transformar Atenas num centro político e cultural. Para a construção da Acrópole foram necessárias mão de obra, entre elas as dos artesões. Sendo eles tão competitivos entre si, utilizaram-se destaconstrução para mostrarem seus conhecimentos e sua arte, podemos ver isto no vídeo onde eles dizem: “somos tão melhores quanto qualquer artista que já existiu e devemos mostrar ao mundo o queconhecemos”.
A cidade detinha conhecimentos marítimos, poder, riqueza, recursos para realizarem a construção do monumento Acrópole onde se dispunham: na entrada Propileu, ao lado direito da entrada o AtenaNike(o qual tinha sua própria escadaria, ao norte Erecteus (tempo de todos os deuses) e ao sul Partenon (templo da deusa Athena.
Em 480 a. C. foi travada a batalha de Salamina, entre atenienses epersas. Atenas foi atacada pelo mar pelos persas que tinham cerca de 800 navios. Os atenienses destruíram 200 barcos persas e perderam 40 de seus barcos.
Acrópole tinham um papel muito importante navida da polis, pois servia como refúgio para os habitantes das cidades no momento de ataques militares dos inimigos. Serviam também para observação militar. Porem Atenas sai vencedora desta batalha commuitos prejuízos as suas construções, principalmente no Partenon.
A filosofia de Sócrates, a geometria de Pitágoras. O nascimento da democracia ateniense (500 a. C), e o próprio Partenon. Os gregostambém costumam construir templos religiosos na Acrópole.
Ninguém era mais ciente da chance de entrar para a história do que o próprio Péricles, dirigindo-se às pessoas de luto pelos mortos na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reflexões sobre cartas de atenas
  • Resumo sobre Atenas e Esparta
  • Relatorio educaçao em esparta e atenas
  • APONTAMENTOS SOBRE A CARTA DE ATENAS
  • Teatro sobre atenas
  • RESUMO SOBRE EDUCAÇAO EM ATENAS E ESPARTA
  • Trabalho sobre carta de atenas e bauhaus
  • Relatório sobre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!