RELATÓRIO SOBRE VISITA AO CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL

Páginas: 5 (1089 palavras) Publicado: 9 de março de 2014
RELATÓRIO SOBRE VISITA AO CENTRO CULTURAL
DO BANCO DO BRASIL
EXPOSIÇÃO: Mestres do Renascimento

Identificação do Aluno:
Data da entrega:

Parte A
Identificação do local
A exposição está localizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB),onde possui 57 quadros de grandes nomes de um dos movimentos mais conhecidos da história da arte, como Leonardo da Vinci, Rafael, Ticiano,Donatello e Michellangelo.
A exposição acontece,graças a uma parceria do Ministério da Cultura com o Banco do Brasil,efetuando assim a exposição,”Mestres do Renascimento”.
O que chama a atenção na exposição,é a organização e a estrutura como ela se encontra.Facilitando a visita,e tornando o passeio muito agradável.
Eu particularmente já conhecia o lugar indo em exposições anteriores a essa.E semprerecomendo o lugar a todos.
Cheguei ao local através do Metro,e não tive problemas para achar a localização.
Posso afirmar que tive a melhor impressão possível tanto do local como da exposição.

Parte B
Comentários gerais sobre a exposição
O tema da exposição é Mestres do Renascimento: Obras-Primas Italianas.
A mostra reúne obras de grandes artistas italianos que marcaram o renascimento,divididas em seis núcleos: Florença, Roma, Veneza, Ferrara, Urbino e Milão. Em destaque, trabalhos de Leonardo Da Vinci, Michelangelo e Rafael. A exposição cumpre total com seu propósito e trás uma noção completa sobre a arte renascentista.
Logo na entrada da exposição você recebe um livreto sobre a mostra, onde existem todas as informações sobre as obras expostas e seus artistas, localização,autor, data, e outras diversas informações que ajuda e torna ainda mais agradável a sua visita. Além é claro, de monitores super simpáticos, que ajudam durante a exposição e que estão dispostos a compartilhar tudo que sabem a respeito das obras.
Parte C
Breve pesquisa na internet
O período do Renascimento se passou na Europa entre os séculos XIV e XVI. Foi um período transitório entre a Idade Médiae a Idade Moderna  do qual foi marcado por importantes mudanças no pensamento sociocultural, refletidos na economia, política e religião. 
Foi um momento de grandes realizações culturais, do aparecimento de nomes como: Petrarca, Baldassare Castiglione, Leonardo daVinci, Botticelli, Michelangelo, Rafael e toda uma gama imensa de grandes mestres nas artes plásticas. Um período de grandesrealizações arquitetônicas. A vida nas cidades estreitou os contatos entre as pessoas, favorecendo o intercâmbio de ideias, a difusão de conhecimentos e uma nova maneira de ver o mundo. O Renascimento pode ser considerado como a manifestação cultural dessa nova composição social, na qual o enriquecimento tanto de governantes como de particulares possibilitou a prática do mecenato. Sob a proteção direta dericos patrocinadores (os mecenas), a vida cultural tendeu a expressar os valores correspondentes aos interesses da classe que emergira com o novo sistema — ou seja, a burguesia. Em suma, o Renascimento é a expressão de uma nova mentalidade, gerada pelo pré-capitalismo.
Principais características da Pintura Renascentista: Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias eproporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria. O uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.
Realismo: o artista do Renascimento não vê mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão maisgrandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada. Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.
Outra característica da arte do Renascimento, em especial da pintura, foi o surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, já que o período é marcado pelo ideal de liberdade e, consequentemente, pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório sobre visita ao centro de SP
  • Relatório sobre visita ao centro histórico do rio de janeiro
  • relatório sobre a visita ao banco de sangue de Ribeirão Preto
  • POLÍTICAS CULTURAIS NO CEARÁ: ESTUDO SOBRE A CRIAÇÃO DO CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE
  • Relatório de visita a feira cultural
  • Relatório sobre a visita ao Masp
  • Relatório de visita ao Bairro Centro Santos
  • Relatório sobre visitas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!