Relatório sobre ligações químicas (ligação de hidrogênio, dipolo e etc)

Páginas: 5 (1015 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2012
Introdução

As forças intermoleculares são forças que mantêm as moléculas de um determinado composto unidas entre si.

LIGAÇÃO DE HIDROGÊNIO
Quando uma molécula tiver um H ligado a um elemento eletronegativo (F,O,N) haverá  uma grande polarização da molécula, sendo assim, se esta molécula aproximar de uma outra molécula que possuir F,O,N ocorrerá a formação da Ligação de Hidrogênio que éuma  força bastante intensa em relação às outras forças intermoleculares.
Este tipo de ligação é um caso especial de ligação dipolo-dipolo, só ocorrendo então entre moléculas polares.
Exemplo: moléculas de água, de NH3, de H-F em H2O, ou NH3 formam ligação de hidrogênio entre si.

FORÇAS ÍON-DIPOLO
A hidratação é um exemplo de interação íon-dipolo, pois a molécula de água é polar, tem doispares de elétrons que não estão fazendo ligações. Quando um íon está em uma solução contendo água, certo número de moléculas de água irão se ligar a esta íon, por causa das diferenças de cargas entre as moléculas de água e o íon.
Se nesta solução tivermos um CÁTION, a carga parcial negativa do átomo de oxigênio da água irá se aproximar do cátion, devido a sua carga positiva, e em conseqüência, osátomos de hidrogênio da água que tem carga parcial positiva irão ser repelidos pelo cátion. Espera-se então que as moléculas de água se aglomerem ao redor do cátion com os átomos de oxigênio apontando para o centro, e os átomos de hidrogênio apontando para o exterior.
A situação inversa será vista se analisarmos um ÂNION, nesta situação os átomos de hidrogênio das moléculas de água estariamapontando para o centro, enquanto os átomos de oxigênio das moléculas de água, estariam apontando para o exterior.

FORÇAS DIPOLO-DIPOLO
É uma interação entre moléculas polares, um exemplo deste tipo de interação é vista, por exemplo, no cloro-metano (CH3Cl), que tem uma carga parcial negativa no átomo de Cl, e uma carga parcial positiva espalhada pelos átomos de H.
Quando estas moléculas estão numsólido, a carga parcial negativa de um átomo de Cl é atraída pela carga parcial positiva dos átomos de H, de uma molécula vizinha e em conseqüência é repelida pelas cargas iguais, ou seja, o mesmo átomo de Cl que é atraído pelos átomos de H, é repelido pelo átomo de Cl da molécula vizinha por terem o mesmo tipo de carga.
A mesma situação acontece para os átomos de H que são atraídos pelos átomos deCl, porém, também são repelidos pelos átomos de H da molécula vizinha.
As interações Dipolo-Dipolo são mais fracas do que as forças entre íons, e caem rapidamente com a distância, isto é, quanto maior a distância entre estas moléculas menor será a interação, isso ocorre especialmente nas fases líquidas e gás, em que as moléculas estão em rotação.
FORÇAS DE LONDON (Também conhecida como Dipoloinduzido-Dipolo induzido)
Intuitivamente podemos pensar que não existem interações atrativas entre moléculas não-polares, esta idéia é errada, sabemos que os elétrons não são estáticos, com posições bem definidas no espaço, muito pelo contrário, a todo o momento eles estão se movimentando a uma velocidade próxima a velocidade da luz. Devido a este intenso movimento, ao redor do núcleo de um átomotemos o que chamamos de densidade eletrônica, pois se pudéssemos tirar uma foto de um átomo, iríamos ver uma nuvem de elétrons, e esta nuvem pode se deslocar fazendo que por algum instante a molécula fique com um pólo negativo e parte de seu núcleo timidamente exposto, esta pequena exposição do núcleo gera um pólo positivo na molécula.
Este simples deslocamento da nuvem eletrônica é o suficientepara que haja interações entre moléculas, uma vez que basta uma molécula ter um dipolo instantâneo, para que induza as outras moléculas a também terem dipolos instantâneos e assim interagirem entre si.

Objetivos

1ª Experiência

20 ml de água
20 ml de álcool (etanol)

20 ml de álcool (etanol C2H6O) mais 20 ml de água (H2O) armazenado em um cilindro graduado ouve a redução de 3 ml na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de quimica sobre ligações de hidrogênio
  • Relatório de química sobre o hidrogênio
  • Relatório básico sobre ligações quimicas
  • Relatório química
  • Relátório de ligações químicas
  • Trabalho sobre ligações quimicas
  • Sintese sobre ligações quimicas
  • relatório de ligações químicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!