Relatório sobre líquens

Páginas: 7 (1647 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2012
Introdução

No sexto semestre do curso de Pedagogia temos em nossa grade curricular a disciplinas de Ciências da Natureza B. Por meio desta disciplina tivemos a oportunidade de apreender diversos conceitos, um desses são os líquens, que por sua vez foi estudado partindo de uma aula prática que nos permitiu vivenciar a presença desses seres vivos.
Para concretizar este estudo e alcançar, destaforma, o real objetivo da aula, saímos da sala de aula com o intuito de realizar um estudo do meio, concretizando assim o conhecimento de forma mais real e mais próximo desses seres de suma importância para o meio ambiente.
Sabemos que muitas vezes o conhecimento é posto em um plano inacessível aos alunos, sendo passado de forma superficial e muitas vezes abstrato. Exemplo disso pode serclaramente visto nas escolas, por meio dos estágios, pois como muitos tem observado, as aulas são pouco dinâmicas e não permitem que os educandos apalpem a realidade. Desta maneira, os alunos não se apropriam devidamente do conhecimento, o que faz que, em contato com a realidade não saiba o que de fato são os líquens. Desta forma, o estudo do meio é uma forte ferramenta que proporciona o contato diretocom o saber.
Vejamos, portanto uma definição disposta por Vanessa Fonseca Gonçalves em seu texto UTILIZAÇÃO DE LIQUENS COMO BIOINDICADORES DA QUALIDADE ATMOSFÉRICA NA CIDADE DE UBERLÂNDIA, MG:

A pureza do ar atmosférico é fator crucial à sobrevivência dos liquens, já que estes se alimentam higroscopicamente, fixando elementos neles presentes, notadamente o nitrogênio. Estes seres absorvem eretêm elementos radioativos, íons metálicos, dentre outros poluentes, e isto faz com que sejam utilizados como indicadores biológicos de poluição atmosférica (Gonçalves et al; 2007 p. 146).

Os líquens possuem diferentes aspectos e habitam em diferentes regiões. É bastante comum encontrarmos estes organismos nos lugares mais diversos.

Normalmente os liquens são organismos pioneiros em umlocal, pois sobrevivem em locais de grande estresse ecológico. Podem viver em locais como superfícies de rochas, folhas, no solo, nos troncos de árvores, picos alpinos, etc. (Motta, 2010, p. 67).

Os líquens são formados por fungos e algas, sendo que os fungos ascomicetos, segundo Motta:
...formam sua grande maioria (98%), sendo o restante basidiomicetos. As algas que se envolvem nesta associaçãosão as clorofíceas e cianobactérias. Os fungos desta associação recebem o nome de micobionte e a alga, fotobionte, pois é o organismo fotossintetizante da associação. (Motta, 2010, p. 67).
Após estas reflexões pudemos verificar a importância de se trabalhar com nossos futuros alunos a relevância dos impactos da poluição, dando-lhes artifícios que propicie a compreensão da importância que oslíquens possuem no ecossistema, trazendo ao mesmo, diversas contribuições.
Com isso fica bem claro que os líquens são, portanto bons indicadores da qualidade do ar, pois são extremamente sensíveis à poluição, conhecidos como bioindicadores, podendo indicar a qualidade do ar e até quantidade de metais pesados em áreas que possuem grande concentração industrial.
Com a aula prática elaborada naUniversidade, pudemos analisar e compreender os benefícios que os Líquens atribuem ao ecossistema. Algumas espécies de Líquens são além de bioindicadores, são alimentos para outros animais e possuem a especificidade de eliminarem um ácido que decompõem as rochas transformando-as em solo.

A qualidade do ar nas áreas urbanas tende a apresentar concentrações indesejáveis de contaminantes, sem que haja umsistema abrangente de monitoramento, dada à sofisticação e aos custos elevados dos métodos físico-químicos tradicionais, que podem ser minimizados pela adoção complementar do biomonitoramento. O uso de bioindicadores, no caso os liquens, permite uma avaliação da qualidade do ambiente, inclusive com diagnósticos precoces, quando os efeitos visuais (macroscópicos) ainda não são evidentes....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio Liquens
  • Relatório sobre
  • Liquens
  • Líquens
  • Liquens
  • Líquens
  • Líquens
  • Relatório sobre o filme "os miseráveis"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!