RELATÓRIO SOBRE INTERAÇÕES INTERMOLECULARES

Páginas: 13 (3134 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2014

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE
CURSO TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS
DISCIPLINA: BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL
PROFESSOR: HAMILTON









1º Ciclo de Seminários
Tema:
Interações intermoleculares




Acadêmicos:
Beatriz Rocha
Jairo Batista Luz
Jacqueline Faria
João Paulo Castro
Karen Rechetnicou
Mayara Alves
Patrícia Rainã
Valdete da C. F. da CostaWender Aguiar



Anápolis, 02 de Outubro, 2014.


1. Introdução
As forças intermoleculares são forças de atração que ocorrem entre as moléculas (intermoleculares), mantendo-as unidas, e são bem mais fracas, quando comparadas às forças intramoleculares (ligação iônica e covalente), encontradas entre íons e átomos, que formam a substância. 
As moléculas de uma substância sólida ou líquida semantêm unidas através da atração existente entre elas. Quanto maior for a força de atração maior será a coesão entre as moléculas. Isso ocasionará um aumento nos pontos de fusão e ebulição da substância. As moléculas dos gases praticamente não exercem forças de atração entre si. Por isso os gases apresentam baixo ponto de ebulição e extrema facilidade de se expandir.
As interaçõesintermoleculares surgem devido às forças intermoleculares, que são essencialmente de natureza elétrica, e fazem com que uma molécula influencie o comportamento de outra molécula em suas proximidades. Estas forças são responsáveis pelo desvio do comportamento ideal dos gases, e são mais efetivas nas fases líquida e sólida da matéria. Uma vez que estas forças intermoleculares se originam do contato não reativoentre duas moléculas, é natural pensarmos que as forças intermoleculares tenham um comportamento que varie com o inverso da distância de separação entre as moléculas interagentes, isto é, as interações serão mais fortes para pequenas distâncias de separação entre as moléculas.
Tal fato faz com que as interações intermoleculares possam ser agrupadas em interações de curto alcance (aquelas queatuam a pequenas distâncias de separação intermolecular) e interações de longo alcance, que atuam a grandes distâncias de separação intermolecular.

2. Objetivo
Descrever as diferentes forças intermoleculares.


3. O que são as Forças Intermoleculares?
Na atualidade, vemos que em temperatura ambiente algumas substâncias estão no estado sólido, outras no estado líquido e outras no gasoso. Deum estado físico para o outro o que muda é a força de interação entre as partículas.
Por exemplo, as partículas no estado sólido estão muito próximas, com pouca liberdade de movimento, o que significa que a força de atração entre suas moléculas ou força intermolecular é bem grande. E quanto maior for essa força, maior será a energia necessária para rompê-la e mudar o estado físico do material.Essas forças que unem as moléculas são denominadas forças intermoleculares. Elas não são fortes como as ligações químicas, mas são relevantes em muitas situações em particular, na análise das energias envolvidas nas transições entre os diferentes estados da matéria (sólido, líquido e gasoso). Elas também estão diretamente relacionadas às propriedades macroscópicas das substâncias, como: ponto defusão, ponto de ebulição, tensão superficial, viscosidade, dentre outras.
Essas forças manifestam-se mais significativamente quando as moléculas estão agregadas, formando líquidos ou sólidos, e são de curto alcance, pois, diminuem rapidamente, à medida que as distâncias intermoleculares aumentam.

4. Fundamentos
As interações intermoleculares estão intimamente relacionadas com aspropriedades termodinâmicas de líquidos, sólidos e gases. Logo, o entendimento de tais forças intermoleculares é de extrema relevância se quisermos entender o comportamento de sistemas químicos a nível molecular.
Como exemplo, a Figura 1 mostra como a temperatura de ebulição de hidrocarbonetos (compostos contendo somente carbono e hidrogênio) varia com o número de átomos de carbono presentes na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório química ligações químicas e interações intermoleculares
  • interaçoes intermoleculares
  • INTERAÇÕE INTERMOLECULARES
  • Interações intermoleculares
  • Interacoes intermoleculares
  • Interaçoes intermoleculares
  • Interações intermoleculares
  • INTERAÇÕES INTERMOLECULARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!