relatório sobre emoções

Páginas: 5 (1147 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014





UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EFG 005 - PSICOLOGIA E RELAÇÕES INTERPESSOAIS







ALEXANDRE BRANDÃO DE SANTANA






RESENHA CRÍTICA:
MOTIVAÇÃO E EMOÇÃO







Salvador
2014





UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EFG 005 - PSICOLOGIA E RELAÇÕES INTERPESSOAIS





ALEXANDRE BRANDÃO DESANTANA




RESENHA CRÍTICA:
MOTIVAÇÃO E EMOÇÃO

Esta resenha destina-se a avaliação da primeira unidade, cujo objetivo é desenvolver um entendimento da visão do autor mais de uma forma critica. Da disciplina de psicologia e relações interpessoais. O mediador do conhecimento (a) Nara cortes



Salvador
2014


REEVE, Johnmarshall. Natureza da emoção: cinco questões permanentes. In:REEVE, Johnmarshall. Motivação e emoção. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. Cap. 11. p. 189-207. Tradução de: Luís Antônio Farjado Pontes e Stella Machado.

Reeve Johnmarshall professor de psicologia da educação tem como linha de pesquisa os aspectos da motivação humana e emoção com ênfase na relação professor-aluno. Autor de três livros, Johnmarshall, trata das etapas que compõem as emoçõeshumanas, em um dos seus livros: Motivação e emoção (2006).
Dificilmente saberíamos responder aos sermos questionados sobre o que é emoção. No entanto, Reeve (2006) tenta elucidar esse questionamento no início do capítulo 11, trazendo abordagens de autores a fim de, encontrar uma definição precisa do que é a emoção.
Em síntese, emoção é a reação final de fatores externos e internos, que o autordetalhou na figura 11.1. Quatro: componentes da emoção. Os quatro componentes da emoção são: sentimentos, excitação corporal, social-expressivo e sentido de propósito. Sendo, social-expressivo e sentido de propósito eventos significativos da vida que interferem diretamente nas emoções.
A emoção está relacionada à motivação por duas formas: motivo que é impulsionadora do comportamento assumindopapel determinante no comportamento e consequentemente no surgimento da emoção. E leitura, que por sua vez, através da expressão de emoção pode-se perceber o que a pessoa está transmitindo, ou seja, seu status emocional. Em suma, a maioria dos pesquisadores defendem a tese que a emoção se caracteriza como motivo.
Mas, ao esclarecer o conceito de emoção, nos deparamos com a seguinte indagação: o quecausa a emoção? Segundo os pesquisadores da área, a emoção tem como causa dois fatores principais definidos como: cognitivos e biológicos.
Na perspectiva cognitiva, a emoção surge a partir da compreensão do respectivo grau de relevância que determinado impacto tem no bem estar emocional, que tem como base um conhecimento prévio do ambiente e de si próprio, que só aconteceu com o passar dos anos,no processo evolutivo humano. Por fim, a resposta obtida para o fator cognitivo humano é caracterizado como emoção. Logo, a emoção desaparecerá se o processamento cognitivo for eliminado (pg. 7). Ou seja, sem cognição não há emoção.
Entretanto, a compreensão para determinado evento só ocorrerá se os conhecimentos adquiridos por cada individuo for o bastante para analisar o grau de relevância.Pois, o processo cognitivo só emerge a partir da percepção, pensamento, raciocínio e linguagem. Por isso, afirmar que sem cognição não há emoção contradiz toda definição do que é emoção. Uma vez que, a emoção envolve uma série de fatores que vão além do processo cognitivo.
Em contrapartida, na perspectiva biológica inferem-se elementos que não são cognitivos, ou seja, não baseadas na linguagem demodo a visar os fundamentos biológicos capazes de evidenciar os circuitos cerebrais. Cada circuito cerebral é responsável pela expressão de um sentimento como: raiva, tristeza, medo e outros. Sucede-se a partir da dificuldade de exteriorizar por meio de palavras os estados emocionais e, de maneira biológica tornaram-se dispensáveis. Portanto, o sistema biológico é inato, espontâneo e fisiológico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Texto sobre emoçoes no trabalho
  • Fichamento sobre Emoçõe
  • Trabalho sobre Emoções
  • Trabalho sobre Emocoes
  • Resumo sobre emoçoes
  • Sobre as emoções: diferenças entre os gêneros
  • Cinco mitos e verdades sobre as emoções
  • Trabalho sobre emoções e sensações humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!