Relatório sobre educação inclusiva

Páginas: 6 (1382 palavras) Publicado: 24 de março de 2013
CLARETIANO

CENTRO UNIVERSITÁRIO/ EAD

RELATÓRIO



















CLAUDINÉIA GOMES DE ABREU

R.A: 1093114























BELO HORIZONTE – MG 24/03/2013



Relatório

Curso de capacitação dos professores/CBC

No primeiro momento os profissionais da área de educação estabeleceram para nós profissionais discente, osconhecimentos, as habilidades e competências a serem adquiridos pelos alunos na educação básica, bem como as metas a serem alcançadas pelo professor a cada ano, é uma condição indispensável para o sucesso de todo sistema escolar que pretenda oferecer serviços educacionais de qualidade à população. A definição dos conteúdos básicos comuns (CBC) para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médioconstitui um passo importante no sentido de tornar a rede estadual de ensino de Minas num sistema de alto desempenho. Expuseram os CBCs onde foi explicado no qual não esgotam todos os conteúdos a serem abordados na escola, mas expressam os aspectos fundamentais de cada disciplina, que não podem deixar de ser ensinados e que o aluno não pode deixar aprender.


Ao mesmo tempo, indicaram ashabilidades e competências que ele não pode deixar de adquirir e desenvolver. No ensino médio, foram estruturados em dois níveis para permitir uma primeira abordagem mais geral e semi quantitativa no primeiro ano, e um tratamento mais quantitativo e aprofundado no segundo ano.

Ressaltou a importância dos CBCs, justificando, tomá-los como base para a elaboração da avaliação anual do Programa deAvaliação da Educação Básica (PROEB), para o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) e para o estabelecimento de um plano de metas para cada escola. O progresso dos alunos, reconhecidos por meio dessas avaliações, constitui a referência básica para o estabelecimento de sistema de responsabilização e premiação da escola e de seus servidores. Ao mesmo tempo, a constatação de um domíniocada vez mais satisfatório desses conteúdos pelos alunos gera consequências positivas na carreira docente de todo professor. Foi lembrado que para assegurar a implantação bem-sucedida do CBC nas escolas, foi desenvolvido um sistema de apoio ao professor inclusive este curso no qual eu participei que deverão ser intensificados e estendidos aos anos iniciais. Foi falado também do

Centro deReferência Virtual do Professor (CRV), o qual pode ser acessado a partir do site da Secretaria de Educação (http://www.educacao.mg.gov.br). No CRV se encontra sempre a versão mais atualizada dos CBCs, orientações didáticas, sugestões de planejamento de aulas, roteiros de atividades e fórum de discussões, textos didáticos, experiências simuladas, vídeos educacionais, etc; além de um Banco de Itens.Por meio do CRV, os professores de todas as escolas mineiras têm a possibilidade de ter acesso a recursos didáticos de qualidade para a organização do seu trabalho docente, o que possibilitará reduzir as grandes diferenças que existem entre as várias regiões do Estado. Explicou que a proposta curricular de ensino de Arte (artes visuais, dança, música e teatro) para o Ensino Fundamental no Estadode Minas Gerais foi elaborada de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) - Arte, guardando as características e a realidade educacional deste Estado. No qual é fruto da contribuição de inúmeros professores das escolas da Rede Estadual de Ensino, que, ao longo de 2004 e 2005, discutiram suas bases e propuseram, junto à equipe elaboradora, ajustes nas tarefas do Programa deDesenvolvimento Profissional (PDP) e no fórum do Centro de Referência Virtual do Professor (CRV). Os dados registrados foram analisados e foi considerada a carga horária obrigatória, definida pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais para a disciplina Arte, no segundo segmento do Ensino Fundamental, ou seja, 40 horas/aula em cada série, perfazendo 160 horas.

Indica-se que a escola abra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório sobre educação inclusiva e língua brasileira de sinais
  • Tudo sobre educação inclusiva
  • CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • trabalho sobre educação inclusiva
  • RESENHA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • Reflexões sobre a Educação Inclusiva.
  • relatorio de estagio educação inclusiva
  • Relatório de campo educação inclusiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!