Relatório sobre cromatografia em papel

Páginas: 5 (1100 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
Segundo relatório – Química prática 2013.1

Separação de fases – Cromatografia em papel

1- Introdução
A cromatografia consiste numa técnica de separação dos componentes de uma mistura homogênea com base nas suas diferentes afinidades para serem retidos por um material estacionário.
É uma técnica de separação que pode ser usada para amostras diminutas, e é atualmente muito utilizadacomo uma técnica de análise qualitativa, isto é, na identificação de substâncias.
Ela baseia-se na distribuição relativa dos componentes da mistura em duas fases: uma fase fixa (ou estacionária) e uma fase móvel, sendo a fase móvel líquida e a fase estacionária constituída sobre um suporte celulósico - papel de cromatografia.

2- Objetivo
O objetivo deste seminário é apresentar a técnicade separação cromatográfica em papel, observando de forma qualitativa a composição dos tipos de tinta utilizados (esferográfica e hidrográfica).

3- Metodologia
Os materiais utilizados pra o experimento foram:
* Béquer
* Papel filtro
* Elástico
* Clips
* Vidro de relógio
* Solvente (etanol)

Primeiro, o papel filtro é cortado na forma de um retângulo e colocadodentro do béquer, encostando em sua parede. Em seguida, são cortadas tiras de papel filtro e desenhadas três bolinhas de diferentes cores feitas com caneta esferográfica. Para colocar a tira dentro do béquer previamente saturado com o solvente, é utilizado um elástico em volta do vidro de relógio, e o clips pendurado no elástico prendendo o papel. O vidro de relógio, então, se posiciona sobre obéquer de forma que a tira tangencie o solvente. Importante ressaltar, porém, que o ponto de aplicação da tinta deve ficar acima do nível do solvente.

4- Aplicação e justificativa
Os métodos cromatográficos são utilizados para separar misturas contendo duas ou mais substâncias ou íons, e baseiam-se na distribuição diferencial dessas substâncias entre duas fases: uma das quais é estacionária ea outra, móvel.
1. Fase estacionária: utiliza como suporte folhas de papel filtro especial para cromatografia que variam quanto à espessura em milímetros;
2. Fase móvel: o eluente é um solvente puro ou uma mistura de solventes.
A cromatografia em papel, desenvolvida em 1944, é uma técnica simples e econômica de separação dos componentes de uma mistura, podendo, em alguns casos, ter umaaplicação qualitativa e quantitativa. Classifica-se como cromatografia líquida - líquida, e a separação ocorre por partição do soluto entre dois líquidos.
Esta técnica cromatográfica é assim chamada porque utiliza para a separação e identificação das substâncias ou componentes da mistura a migração diferencial sobre a superfície de uma tira de papel filtro de qualidade especial. 

5-Resultados e discussões
1º )Cores: preto, verde e vermelho.

A cor preta é composta pelos pigmentos azul e roxo;a cor vermelha é composta pelos pigmentos amarelo, laranja, rosa e vermelho; a cor verde é composta pelos pigmentos amarelo e azul.

2º)Cores: roxo, rosa e azul

A cor roxo é composta pelos pigmento roxo e violeta; a cor rosa é composta pelos pigmentos rosa claro e vermelho e a cor azulclaro é composta pelo pigmento azul.

3º)Cores: preto, vermelho e verde sem filtro

Assim como no experimento com filtro, a cor preta é composta pelos pigmentos azul e roxo;a cor vermelha é composta pelos pigmentos amarelo, laranja, rosa e vermelho e a cor verde é composta pelos pigmentos amarelo e azul. A diferença é que com a presença do filtro, o solvente ‘sobe’ mais rápido pelo papel.4º) Cores: preto, vermelho e azul com ponto de aplicação da tinta sob o solvente

Durante esse experimento, foi observado que as cores se dissociam muito pouco e não ‘sobem’ pelo papel; elas apenas se concentram em volta da marca da bolinha. Além disso, a tinta passa para o álcool. A diferença está representada a seguir:

Foi observado ainda que ao utilizar as mesmas cores, mas mudando o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio Experimental sobre Cromatografia em papel
  • Relatório cromatografia em papel
  • Relatório de Cromatografia em papel
  • Relatório cromatografia em papel
  • Relátorio de Cromatografia em Papel
  • RELATÓRIO CROMATOGRAFIA EM PAPEL E GIZ
  • Relatório cromatografia em papel
  • Relatório Cromatografia em Papel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!