Relatório sobre cordas vibrantes e ondas estacionarias

Páginas: 7 (1548 palavras) Publicado: 13 de março de 2013
CORDAS VIBRANTES E ONDAS ESTACIONÁRIAS

Laboratório de Física II

Curso: Engenharia Mecânica – Código: FI22MC
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Pato Branco

01 Ândrio Matheus Colomby das Neves – Turma B – andriio@msn.com

___________________________________________________
Assinatura

02 Djonathan Willan Pilatti – Turma B – e-mail: djonathanpilatti@hotmail.com__________________________________________________
Assinatura

03 Rodrigo Bastian – Turma A – e-mail: robastian@gmail.com

_________________________________________________
Assinatura

04 Vitor Augusto Pedrotti – Turma B – e-mail: vitorp_93@hotmail.com

_________________________________________________
Assinatura

05 Aluno – Turma (A ou B) – e-mail: aluno@utfpr.br__________________________________________________
Assinatura

Resumo

Ao usarmos uma corda fixa nas suas extremidades sujeita a certa tensão, excitada através de um vibrador de frequência qualquer, toda a extensão da corda entrará em vibração. Quando a frequência do vibrador for igual a uma das frequências da corda, dizemos que o vibrador e a corda estão em ressonância. Neste caso, a amplitude de vibração dacorda é máxima, e, além disso, formam-se na mesma, ondas estacionárias.


Palavras chave: tensão, frequência, ressonância, ondas estacionárias

Sumário

Sumário 2
Introdução 3
Procedimento Experimental 4
Resultados e Discussão 4
Conclusão 6
Referências Bibliográficas 6
Anexos 6

Introdução
O relatório a seguir abordara a tematica: “Cordas Vibrantes e Ondas Estacionarias”.Este foi orientado pelo Professor Adriano Correa Batista.
Quando duas ondas periódicas de frequência, comprimento e amplitude iguais, propagando-se em sentidos contrários, sobrepõe-se, vemos uma interferêcia denominada onda estacionaria.
O caso mais simples desse tipo de interferência é o que ocorre em uma corda sob tensão, na qual ondas são produzidas em uma extremidade e refletidas na outra.O objetivo do relatório é de visualizar os ventres de onda estacionaria em uma corda e medir suas propriedades comparando-as com a teoria vista em sala

Procedimento Experimental

Na primeira parte da aula, foram realizados os cálculos teóricos para compreender como se comportam, os valores que seriam obtidos posteriormente na parte pratica da aula. Para isso foi resolvida a tabela 1 dafolha da atividade. Nesta tabela constavam os valores de comprimento de corda (L), numero de ventres (n), massa da tração (mt) e eram requisitados os valores de força de tração (T), massa da corda (mc), densidade linear (μ), frequência (f), comprimento de onda (λ) e velocidade da onda (v).
Na segunda parte, já na parte prática da aula foram realizados experimentos com L = 80 cm e mt = 27.6g.utilizando-se do dispositivo para produção de oscilações na corda (cigarra), onde foi amarrada uma ponta da corda. A outra ponta foi amarrada a massa de tração e a maquina foi ligada e a frequência da onda alterada para encontrar e anotar os valores de frequência para os 5º harmônicos.
Em uma terceira parte a pratica feita anteriormente, porém com um comprimento de corda = 1,1m e com a massa de tração= 47.7g. Utilizando se do mesmo dispositivo amarrado a corda que tinha a nova massa de tração foi ligado a cigarra e alterando os valores de frequência foram encontradas as frequências para 1, 2, 3, 4 e 5 ventres.


Resultados e Discussão
Parte 1

Para o calculo de massa da corda foi utilizado um valor dado pelo professor onde 5.72m de corda pesavam 0.5g através de uma regra de 3 simplesencontrou-se o peso da corda usada onde
5.72 – 0.5
1 – x logo, x = 8.74*10-5
Tendo o valor de mc pegando esse e outros valores conhecidos, e colocando os na forma da v2 = T*L/ mc para encontrar o valor de v. Posteriormente utilizando as fórmulas de μ= mc/L e v = λ*f e encontramos μ e λ respectivamente.

v2 = 1*0.0981/8.74*10-3 logo, v = 33.50m/s
μ= 8.74*10-5/1 logo, μ = 8.74*10-5...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ondas estacionárias em uma corda vibrante
  • cordas vibrantes e ondas estacionárias
  • Relatorio Ondas estacionárias em cordas
  • CORDA VIBRANTE ONDAS ESTACIONÁRIAS E RESSONÂNCIA
  • RELATÓRIO – ONDAS ESTACIONÁRIAS EM UMA CORDA
  • RELATÓRIO – ONDAS ESTACIONÁRIAS EM UMA CORDA
  • Pre Relatorio Ondas Estacionarias em uma corda finita
  • Ondas Estacionarias Em Cordas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!