Relatório Sobre Antigas Construções Em Recife

Páginas: 8 (1881 palavras) Publicado: 5 de junho de 2014

Teatro de Santa Isabel




Inaugurado em 18 de maio de 1850, na cidade de Recife, Pernambuco, é um exemplo de arquitetura neoclássica. Francisco do Rego Barros, barão, visconde e depois conde da Boa Vista, teve a ideia de construir um teatro público em Recife, porém na época não existia profissionais qualificados para realizar o projeto, os poucos engenheiros que existiam tinham formaçãomilitar. O conde teve que recorrer a Europa, trazendo então entre eles, Louis Léger Vauthier, o engenheiro responsável pelo projeto do novo teatro. Tendo assim o projeto definitivo, as obras se iniciam em abril de 1841, o local escolhido foi chamado de Campo do Erário, atualmente é a Praça da República. Durante toda a construção foi chamado de Teatro de Pernambuco, em vésperas de sua inauguraçãopassa, Honório Hermeto Carneiro Leão antes de deixar o cargo no final de 1849 faz homenagem a Princesa Isabel e passa a chamar o teatro de Teatro de Santa Isabel.




(Planta do teatro)

A primeira peça apresentada foi O Pajem de Aljubarrota, do escritor português Mendes Leal. O Teatro de Santa Isabel recebeu grandes espetáculos da cidade, divertimento, convivência social e exercício dacidadania. Palco também do ganho feito por Joaquim Nabuco, a Abolição da escravatura no Brasil, onde lá foram realizados discursos e eventos. Em 1858, a Companhia Lyrica Italiana G. Marinangelli apresenta a ópera La Traviata no palco do teatro. O Imperador Pedro II passou seu aniversário no Recife e foi homenageado com um espetáculo de gala em 1859 no Teatro de Santa Isabel. Em 19 de setembro de1869, o teatro seria quase destruído por um incêndio, restando apenas de pé as paredes laterais, o alpendre e o pórtico. Foi necessário iniciar uma reforma, e mesmo em Paris, as orientações de Vauthier foram respeitadas pelo engenheiro José Tibúrcio, responsável pelas obras de reconstrução do teatro. A reinauguração só houve em 16 de dezembro de 1876, com a companhia lírica italiana Thomaz Pasini,apresentando a ópera O Baile de Máscaras, de Giuseppe Verdi. No governo de Manuel Borba, em 1916, houve mais uma reforma visando a instalação de luz elétrica e reparos na conservação do prédio. Em 1949, O Teatro Santa Isabel recebeu o titulo de um dos 14 teatros-monumento do país reconhecido como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, se tornando então propriedade da Prefeitura de Recife. Houveainda obras de restauração nos anos de 1970 e 1977 e entre 1983 e 1985 inúmeros benefícios foram realizados no teatro. Ainda em 2000 foi iniciada outra reforma que interviu na preservação do prédio e mais segurança aos seus frequentadores.


(Interior do Teatro após última reforma)




Ginásio Pernambucano





Fundado no dia 1 de setembro de 1825, por decreto do presidente daprovíncia de Pernambuco, José Carlos Mayrink, sob o nome de Liceu Provincial de Pernambuco, numa das dependências do convento do Carmo. Seu primeiro diretor foi o frade beneditino Miguel do Sacramento Lopes Gama, mais tarde apelidado de Padre Carapuceiro. Como Liceu funcionou, de 1844 a 1850, em um sobrado da rua Gervásio Pires; nos torreões da Alfândega; no primeiro andar da Companhia dos OperáriosEngajados; na casa das sessões do Juri; na rua da Praia e no Pátio do Paraíso. Em 1850, mudou-se para a rua do Hospício, para o prédio onde funcionou depois a Escola de Engenharia, permanecendo naquele local por 16 anos. Em 14 de maio de 1855, uma Lei converte o Liceu Provincial de Pernambuco em um internato de educação pública, e de instrução secundária, sob o título de Ginásio Pernambucano. A pedrafundamental para o novo prédio, a ser construído na Rua da Aurora foi lançada em 14 de agosto de 1855. O projeto do prédio é de autoria do engenheiro José Mamede Alves Ferreira, formado pela Escola de Engenharia de Paris. No projeto original o edifício figurava com dois andares, mas o projeto foi mutilado, levantando-se apenas o pavimento térreo, sacrificando-se, por medida de economia, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório sobre as chuvas na cidade do recife.
  • Construções da Mesopotâmia Antiga
  • Relatório sobre o documentário “Breve História das Capitais Brasileiras: Recife”
  • SOBRE OS RELEVOS DA DANÇA DO RECIFE
  • Relatorio De Pao Recife
  • Relatorio mat construcoes 2
  • Relatório construções graficas
  • Relatório de Materiais de Construções

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!