Relatório - simulação de eletricidade

Páginas: 6 (1315 palavras) Publicado: 4 de junho de 2012
1. INTRODUÇÃO




1.1 Corrente Elétrica




Determinados materiais, quando são submetidos a uma diferença de potencial, permitem uma movimentação de elétrons de um átomo a outro fazendo os átomos se deslocar de um dos pólos da ddp para o outro pólo, e é este fenômeno que é denominado de corrente elétrica. Pode-se dizer, então que cargas elétricas em movimento ordenado formam acorrente elétrica, ou seja, corrente elétrica é o fluxo de elétrons em um meio condutor. A corrente elétrica é representada pela letra Ι e sua unidade fundamental é o Ampère.




1.2 Tensão Elétrica




Tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Sua unidade de medida é o volt, em homenagem ao físico italiano Alessandro Volta. Por analogia, a tensão elétricaseria a "força" responsável pela movimentação de elétrons: o potencial elétrico mede a força que uma carga elétrica experimenta no seio de um campo elétrico, expressa pela lei de Coulomb, portanto a tensão é a tendência que uma carga tem de ir de um ponto para o outro. Normalmente toma-se um ponto que se considera de tensão zero e mede-se a tensão do resto dos pontos relativos a este.1.3 Potência Elétrica




Se um trabalho está sendo executado em um sistema elétrico, uma quantidade de energia está sendo consumida. A razão em que o trabalho está sendo executado, isto é, a razão em que a energia está sendo consumida é chamada Potência.

Potência = Potência = trabalho/tempo
Em eletricidade, a tensão realiza trabalho de deslocar uma carga elétrica, e a correnterepresenta o número de cargas deslocadas na unidade de tempo. Assim em eletricidade:
Potência = (trabalho/unid. de carga) x (carga movida/unid. de tempo) = E x I
A unidade fundamental de potência elétrica é o WATT
P = E* I



1.4 Resistência Elétrica


É a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada.Seu cálculo é dado pela Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.


1.5 Resistores




São componentes que tem por finalidade oferecer uma oposição à passagem da corrente elétrica, através de seu material.





1.6 Capacitância



Propriedade de um circuito se opor a qualquer variação de tensão no circuito. Alternativamente,capacitância é a capacidade de um circuito elétrico armazenar energia em um campo eletrostático.






1.7 Capacitores


É um sistema de dois condutores isolados, chamados genericamente de placas, com cargas iguais e de sinais opostos.

Funções e usos do Capacitor:
• Armazenar cargas e energia;
• Filtro de descargas elétricas;
• Elemento ativo em circuitososciladores;
• Elemento ativo em vários tipos de memórias utilizadas hoje. As memórias capacitivas armazenam informações mantendo os micro-capacitores com cargas.



1.8 Indutância




A capacidade que um condutor possui de induzir tensão em si mesmo quando a corrente varia é a sua auto-indutância ou simplesmente indutância. O símbolo da indutância é o L e a sua unidade é o Henry (H). UmHenry é a quantidade de indutância que permite uma indução de 1 V quando a corrente varia na razão de 1 A/ 1s.




1.9 Reatância Indutiva




A reatância indutiva é a oposição à corrente devida à indutância do circuito. A unidade da reatância indutiva é o OHM. A fórmula para a reatância indutiva é:

XL = 2π*f*L

Onde:

XL: reatância indutiva [Ω]
f: frequência [Hz]

L:indutância [H]




1.10 Indutores




Um indutor é um dispositivo elétrico passivo que armazena energia na forma de campo magnético, normalmente combinando o efeito de vários loops da corrente elétrica. Um indutor é geralmente construído como uma bobina de material condutor, por exemplo, fio de cobre. Um núcleo de material ferromagnético aumenta a indutância concentrando as linhas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relátorio de Simulação
  • Relatorio Eletricidade
  • relatório eletricidade
  • Relatorio Eletricidade
  • Relatório de Eletricidade
  • Relatório de eletricidade
  • RELATÓRIO DE ELETRICIDADE
  • Relatorio de eletricidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!