Relatório seminário

Páginas: 33 (8150 palavras) Publicado: 15 de março de 2013
Relatório do Seminário
Tecnologia Social e Economia Solidária:
estratégias de formação e desenvolvimento local









Salvador, 10 e 11 de abril de 2008

Apresentação

Esse documento sistematiza os principais pontos das exposições( e dos debates realizados no Seminário “Tecnologia Social e Economia Solidária: estratégias de formação e desenvolvimento local” realizado em Salvadornos dias 10 e 11 de abril de 2008.
O seminário, promovido pela FASE (Federação dos Órgãos de Assistência Social e Educacional) e pela RTS (Rede de Tecnologias Sociais), com o apoio da SESOL/SETRE (Superintendência de Economia Solidária da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia) contou com a participação de representantes de instituições e programas atuantes nas áreasda Tecnologia Social, da Economia Solidária e do Desenvolvimento Local no Nordeste (especialmente na Bahia) e de estudiosos e pesquisadores desses temas.
O objetivo do seminário foi dar continuidade ao processo de reflexão e intercâmbio de idéias e experiências em torno desses eixos temáticos. Esse processo, que já envolveu a realização de um seminário (no Rio de Janeiro, em novembro de 2007)situa-se nos marcos do projeto, conduzido pela FASE, de acompanhamento e avaliação das iniciativas de fomento da economia solidária e de reaplicação da tecnologia social de incubação de empreendimentos solidários apoiadas pela RTS.
O relatório está estruturado em quatro seções:
- A primeira seção, de caráter conceitual, sintetiza as visões sobre os eixos temáticos do seminário e sobre asinterfaces existentes entre eles.
- A segunda seção resume um conjunto diversificado de iniciativas voltadas para o fortalecimento da economia solidária.
- A terceira seção busca retratar processos de desenvolvimento local, que envolvam a construção de novas relações socioprodutivas.
- Por fim, a quarta seção aborda a construção de redes e cadeias produtivas solidárias (ou ainserção de empreendimentos solidários em redes já existentes) em três setores da economia.


1 – Tecnologia Social, Economia Solidária e Território

Essa seção busca sintetizar as intervenções ocorridas ao longo do seminário acerca dos conceitos de tecnologia social, economia solidária e território / desenvolvimento local, das interfaces entre esses conceitos e do seu significado no contextoda atual realidade econômica, política e social brasileira.

Tecnologia, Produção e Sociedade

O conceito de Tecnologia Social surge no contexto do debate sobre o significado econômico, político e social do desenvolvimento científico-tecnológico. De acordo com a visão tradicional, a ciência e a tecnologia seriam em princípio “neutras”, podendo ser aplicadas em diferentes contextos e paradistintas finalidades políticas e sociais. A idéia da neutralidade da tecnologia encontra defensores tanto entre as correntes de pensamento favoráveis ao sistema capitalista, quanto entre as correntes críticas desse sistema, como o marxismo. De acordo com o pensamento marxista, o desenvolvimento das “forças produtivas”, engendrado no âmbito e de acordo com a lógica do capitalismo, geraria a basematerial para o colapso desse modo de produção (através da crescente contradição entre forças produtivas e relações sociais de produção) e para a construção do socialismo, através da apropriação pelo proletariado das forças produtivas geradas pelo capitalismo.
Essa concepção – lapidarmente expressa na conhecida afirmação de Lênin “socialismo = sovietes + eletricidade” – tem sofrido diversas críticasnas últimas décadas. Para citar um exemplo, André Gorz no seu livro Adeus ao Proletariado, publicado originalmente em 1980, já defendia a idéia de que as forças produtivas geradas pelo capitalismo trazem a sua marca impressa, não podendo ser utilizadas a não ser no âmbito de uma racionalidade capitalista. Dessa forma, a construção de uma nova forma de organização produtiva e social demandaria uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de seminário
  • Seminário
  • Relatório Seminário final PNAC
  • Relatório de Seminário de Atualizações
  • Relatório do 1º seminário
  • Modelo de Relatorio Seminario
  • Relatório dos Seminários Apresentados
  • Relatório de Apresentação de Seminário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!