Relatório seminário 1

Páginas: 9 (2091 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PÓLO REGIONAL DE NOVA FRIBURGO







LICENCIATURA EM PEDAGOGIA




SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS I

CORPO E MOVIMENTO




MARCO ANTÔNIO SANTORO SALVADOR
(Nome do Coordenador da Disciplina)




GEORGE DOS SANTOS PACHECO

(Nome do Aluno)_______________________________________


NOVA FRIBURGO, 20 DE SETEMBRO DE 2011

(Local e Data)
















“A educação deve ser orientada
pela interação e pela troca entre o professor e o aluno.”
Paulo Freire
RELATÓRIO DO FILME “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS” E DO ARTIGO “CORPO E CONTROLE NO COTIDIANO ESCOLAR: DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO”
1 - CORPO E CONTROLE NOCOTIDIANO ESCOLAR
A escola, como a conhecemos hoje, pública, laica e gratuita, surgiu como resposta aos anseios da população durante a Revolução Francesa, no séc. XVIII. À escola coube a função de formar os indivíduos segundo as normas sociais vigentes na sociedade, devendo refletir em sua estrutura e fazer que se reproduzam as relações sociais, dessa sociedade. Deste, modo, deveriam apreender nãoapenas conteúdos programáticos, mas valores adequados a essa “nova sociedade”.
As escolas seguiram segundo um aspecto tradicional, até por volta de 1920, momento do surgimento do movimento chamado Escola Nova. Contudo, até os dias atuais, mesmo com inúmeras contribuições desse movimento, e de outros como o Behaviorismo e Sócio interacionismo, mantém características tradicionais, como a disposição dascarteiras, a avaliação e o ofício do professor. Podem-se citar como exemplo as atividades da disciplina “Educação Física”. Mesmo com os avanços citados, envolvendo inclusive a aplicação de Jogos Cooperativos, importantes para o despertar do sentimento da cooperação, oposto ao da competição, que é incentivado e promovido pela cultura e sociedade contemporâneas, os profissionais de Educação Físicainsistem em reunir seus alunos, entregar-lhes uma bola e deixarem que joguem futebol exaustivamente, quando poderiam por em prática atividades mais produtivas, do ponto de vista pedagógico.
Segundo o conceito tradicional, a relação pedagógica é centrada no professor, onde ao aluno cabe apenas absorver o conhecimento emanado do mestre, e há destaque para exercícios de fixação, cópias e leiturasrepetitivas. Como exemplo, podem ser citados os trabalhos de interpretação de textos, ou estudo de livros, na disciplina de Português, nos quais havia respostas prontas e onde era considerada correta apenas a visão do professor, ignorando a subjetividade dos alunos. Durante muito tempo, inclusive, a figura do professor era conhecida como “lente”, pois era ele quem lia para os alunos.
Esse sistemaeducacional está baseado por princípios de seleção e exclusão, com aulas expositivas e avaliações orais e escritas, por meio dos quais é atestado se o conhecimento foi absorvido pelo aluno, e este, é inquestionável. Aqueles que não se enquadram são reprovados, fadados ao fracasso. As causas do fracasso, segundo a ótica da escola, são o desinteresse do indivíduo, atrasos no desenvolvimentocognitivo, e o meio social em que o aluno vive – em todos os casos, o aluno é responsável pelo insucesso escolar.
A escola tradicional trabalha na manutenção dos valores hegemônicos, referentes aos interesses dos grupos dominantes da sociedade, em relação a aspectos políticos e econômicos. Neste sentido, o controle escolar vê como uma das ameaças a esse sistema, a manifestação corporal do aluno, que é naverdade uma forma de relação desse indivíduo com o mundo. Dessa maneira, esperam-se sujeitos ordeiros e obedientes, a quem cabem absorver o conhecimento sem maiores contestações, como se fosse um dogma a ser seguido, e assim, mantém-se e reproduzem-se as ideologias dominantes, mesmo que o professor nem tenha conhecimento de que age segundo essas ideologias. A preocupação maior é formar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório 1° Seminário de Práticas Educativas
  • Relatório de seminário
  • Relatório seminário
  • 1 Seminario
  • Relatorio de seminário
  • seminario 1
  • SEMINARIO 1
  • Seminário 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!