relatório referente a mensuração do nível operante

Páginas: 5 (1032 palavras) Publicado: 27 de março de 2015


União de Ensino Superior de Viçosa
Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso de PsicologiA










Relatório referente à Mensuração do Nível Operante da Resposta de Pressão á Barra










Relatório apresentado ao professor Sérgio Domingues, como parte integrante das exigências da disciplina de Análise Experimental do Comportamento, do curso de Psicologia, da Faculdade deCiências Biológicas e da Saúde– FACISA/UNIVIÇOSA.







VIÇOSA
MINAS GERAIS – 2015

Resumo- O presente estudo teve como objetivo apresentar a relevância do uso do laboratório de Análise do comportamento no ensino de Psicologia, além de descrever e analisar o repertório inicial do sujeito em relação à primeira situação experimental, considerando a mensuração do nível operante da resposta de pressão ábarra e demais comportamentos observados. Dessa forma, tornou-se possível por meio da caixa de condicionamento operante avaliar a prevalência de determinadas manifestações e relatar a partir destas, informações importantes quanto ao sujeito experimental, além de introduzir conceitos básicos da Análise do comportamento, objetivando um melhor desenvolvimento dos experimentos seguintes e compreensãodos mesmos.

Palavras-chave: Laboratório de análise do Comportamento. sujeito experimental. nível operante.

Introdução
O uso do laboratório animal operante para o ensino de Análise do comportamento aos graduandos de Psicologia é cercado de contrapontos que dizem respeito à eficácia de seu uso para a compreensão e interligação de conceitos teóricos e práticos realizados, os quais englobamquestões didáticas essenciais ao processo de aprendizagem, mas que se cercam por dúvidas e questionamentos que devem ser esclarecidos, por meio de conhecimento, adquirido somente ao passo da experimentação (LOPES et al; 2008).
Como averigua Lopes et al.(2008), o contato com o laboratório e experimentos, sugere uma forma de recurso didático que propõe avanços reconhecidamente importantes e difundidos,ademais, possui ferramentas que podem ser oferecidas aos estudantes como chaves de acesso à suas potencialidades. Desse modo, Villani (2002 apud Lopes et al; 2008, p.69), aponta que atividades laboratoriais, facilitam a compreensão e a apropriação de leis e conceitos, uma vez que perguntas e respostas são discutidas de forma clara e embasada em conhecimento científico.
O estudo da Psicologia demandadiversas habilidades como a criação de questões, controle de variáveis, dentre outras, que poderão ser trabalhadas com o uso do laboratório em contato com um contexto controlado, ambiente que apresenta possibilidades a serem estudadas e futuramente relacionadas a intervenções e levantamentos que necessitarão de uma busca pelo contexto humano, o qual gira por comportamentos diversificados ecomplexos, advindos da simplicidade (LOPES et al; 2008).
Portanto, as práticas exercidas em laboratório com o sujeito experimental, devem ser relacionadas à teoria, de forma a haver uma junção com o meio em que se encontram os seres humanos, os quais possuem comportamentos a todo instante, exercidos em um contexto histórico, biológico, físico e social, que envolve pessoas com outros comportamentos econtingências, as quais introduzem novas reações e dessa forma, questionamentos e estudos complexos, essenciais às interações humanas e à Psicologia (TODOROV, 2007).
Metodologia
Este estudo baseou-se em uma observação de um rato macho, ingênuo, da raça Wistar, com aproximadamente três meses de idade, colocado pela primeira vez em uma caixa de condicionamento operante, equipada com uma barra que podeser pressionada mecanicamente pelo sujeito experimental.
Em seguida, com o auxílio do cronômetro e caneta esferográfica, foram registrados em uma tabela comportamentos do rato, como o de pressionar a barra, tocar, levantar-se, farejar e limpar-se durante uma sessão de vinte minutos.
Resultados
Observou-se com este experimento o predomínio em alguns comportamentos do sujeito experimental,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório Nível Operante
  • Relatório: nível operante
  • Relatorio Nivel operante
  • relatório nível operante do sniffy
  • Relatório Nível Operante
  • RELATORIO NIVEL OPERANTE SNIFFY
  • relatorio nivel operante
  • relatorio nivel operante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!