Relatório reaçoes quimicas

Páginas: 8 (1999 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2011
Introdução
A matéria encontra-se em transformação permanente na Natureza. Sob a ação de agentes, a matéria pode sofrer alterações em seu estado físico ou químico. Uma transformação física não altera a identidade da substância ou matéria, a exemplo das mudanças de estado. Água gelada ou congelada, mesmo que sólida, ainda é água. Um pedaço de ferro pode ser triturado e ainda fundido, mascontinua sendo ferro. Uma transformação química é mais fundamental, pois nela a substância ou matéria é destruída e outra ou outras novas são formadas. Em nosso dia-a-dia é comum misturarmos diferentes substâncias. Ao cozinhar, por exemplo, estamos misturando diferentes ingredientes para obter um resultado final diferente do inicial e irreversível, ou seja, mudamos a natureza íntima dos ingredientespara formar outras substâncias. Na química ocorre o mesmo com as moléculas. Quando não há mudança na natureza íntima da matéria, não há reação química. No caso de não serem reações químicas, os compostos formados por diferentes moléculas que não reagem são apenas misturas, que é a reunião de várias substâncias sem que haja reação, ou seja, elas interagem mas não se transformam. Quando o aglomeradode moléculas forma apenas uma mistura não há indícios de reação química. É fácil reconhecer uma reação química graças a estes indícios, que são a liberação de calor, mudança de cor, mudança na consistência, formação de precipitado, aquecimento ou resfriamento, odor, luz, entre outros. Para haver uma reação química, as moléculas dos compostos tem que ter afinidade e manter contato, reagindo. Parareagirem, as moléculas precisam colidir, mas não é qualquer colisão, é preciso ter um choque específico chamado choque efetivo, que é o choque que faz com a reação ocorra, pois quebra as ligações antigas e forma novas ligações químicas. O choque efetivo é um choque bem orientado com bastante energia; com bastante energia porque é preciso bastante energia para quebrar as ligações antigas e formarligações novas; bem orientado porque as moléculas se encaixam bem após o choque. As moléculas quando colidem formam o complexo ativado, então os reagentes passam pelo complexo ativado e formam o produto.Quando representamos um fenômeno químico por fórmulas e símbolos teremos uma equação química. As equações químicas possuem coeficientes para mostrar os aspectos qualitativo e quantitativo da equação.Podemos classificar as reações de acordo com diferentes critérios, são eles:
1. Quanto à relação entre o número de reagentes e o número de produtos:

2.1. Reação de síntese, composição ou adição:
Neste tipo de reação um único composto é obtido a partir de dois compostos.
Fórmula geral: A+B AB

2.2. Reação de análise ou decomposição:
Neste tipo de reação,duas ou mais substâncias produzem apenas um produto.
Fórmula geral: AB A+B
Em função do agente que provoca a decomposição as reações são classificadas em:

2.3.1. Eletrólise: Decomposição provocada pela corrente elétrica.
2.3.2. Pirólise: Decomposição provocada pelo calor.
2.3.3. Hidrólise: Decomposição provocada pela água.
2.3.4. Fotólise:Decomposição provocada pela luz.

2.3. Reação de deslocamento ou simples troca:
São reações em que um elemento químico de uma substância simples substitui outro elemento de um composto, libertando-o, como substância simples.
Fórmula geral: A + BC AC + B
Condições de ocorrência de reações de deslocamento:
As reações de deslocamento ocorrem quando o elemento que substitui outro, dasubstância simples, é mais reativo.
A + BC B + AC
“B” é mais reativo que “A”.
2.4. Reações de dupla troca ou duplo deslocamento:
Esta reação ocorre quando duas substâncias compostas trocam entre si partes de suas estruturas, formando duas novas substâncias compostas.
Fórmula geral: AB + CD AD + CB
2.5.5. Características de reações de dupla troca:
2.5.6.1. Formação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório quimica reações quimicas
  • quimica relatorio reacoes quimicas
  • Relatorio quimica
  • RELATÓRIO: REAÇÕES QUÍMICAS
  • Relatorio quimica reaçoes
  • Relatório de classificação das reações químicas
  • Relátorio Reações Químicas
  • Reações quimicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!