relatório pronto

Páginas: 9 (2084 palavras) Publicado: 23 de junho de 2013
Projeto: Os Três Porquinhos
Prof.ª Lourdes T. Alves Rodrigues



PONTA PORÃ
2013
Justificativa



As práticas educativas mostram uma necessidade cada vez maior de uma integração ou interação entre as disciplinas. E o Curso Normal Médio tem por objetivo propiciar esta experiência como forma de estimular seu uso e disseminação. Pois entendemos que o professor que busca diferenciarsuas aulas oferecendo aos alunos o prazer da interdisciplinaridade e do lúdico para seu aprendizado é, certamente, um indivíduo comprometido socialmente com a qualidade do ensino e faz de suas aulas uma inesgotável fonte de explorações. Infelizmente, em nossas escolas, é praticamente inexistente a prática interdisciplinar, tanto no campo do ensino quanto no da pesquisa, o que existe são encontrospluridisciplinares. Por se tratar de um Projeto Interdisciplinar, as atividades serão preparadas, planejadas e realizadas de forma conjunta e concomitante.
É importante reconhecer que um dos desafios que se coloca para uma sociedade que se pretende democrática é uma escola que luta por educação democrática e de qualidade para todos, é transformar a estrutura curricular, ampliando e integrando asdisciplinas de modo que o ensino ocorra de forma qualitativa, participativa, onde os educandos participem do processo de construção do conhecimento, junto com a comunidade escolar. Nesse sentido, nada melhor que um clássico das histórias infantis como é o caso dos ‘Três Porquinhos’ como ponto de referência para a execução das atividades educativas.





Objetivo Geral:

Desenvolver acapacidade da imaginação, da percepção, do hábito de contar e de ouvir, de interpretar, da concentração, do gosto pelas histórias, contos, lendas, mensagens e, sobretudo adquirir o hábito da leitura literária.

Objetivos Específicos:
 
Desenvolver a fruição pela leitura literária;
Promover o hábito de ouvir em silêncio e participar na hora oportuna;
Participar do desenvolvimento de um projeto emuma escola;
Desenvolver um olhar atento, de curiosidade e de interesse para o objeto de leitura;
Estabelecer códigos comuns entre professor e alunos;
Tornar a Hora do Conto algo que represente uma quebra na rotina diária, um momento de prazer;
Inserir conteúdos desconhecidos, novidades, mas não deixar de repetir outros já dominados, possibilitando o gosto do reconhecimento;
Criar aulas deleitura diferenciadas dos demais trabalhos rotineiros da escola, que possam ser associados a momentos de prazer;
Introduzir momentos de dramatizações, para interagir com a história contada no momento:
Desenvolver a capacidade de atenção e socialização da criança;
Despertar na criança bons sentimentos, bons hábitos, boas atitudes;





Referencial Teórico

As histórias estão presentes emnossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de estórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: aescrita.
Sendo assim, o desenvolvimento deste projeto pretende oferecer aos alunos do Curso Normal Médio, subsídios teóricos e metodológicos que contribuam para a construção de práticas pedagógicas atualizadas e contextualizadas. Além de propiciar a vivência e a realização de um projeto em uma escola, proporcionando assim ação-reflexão-ação.
Sabe-se que os professores são os principais agentesna construção do desenvolvimento hábito da leitura, e a escola, o principal espaço para isso. Dessa maneira, este projeto visa fazer com que o aluno do Normal Médio desenvolva a capacidade, a sensibilidade e a fruição pela História. E que o livro seja mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatorio pronto
  • Relatorio Pronto
  • RELATORIO PRONTO
  • Relatorio Pronto
  • Relatorios prontos
  • Relatorio Pronto
  • Relatorio pronto
  • Relatório Pronto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!