Relatório preferência pareada

Páginas: 5 (1191 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI - UFPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: ESTUDO EXPERIMENTAL E ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS
PROFESSORA: PÓS-DOC. REGILDA SARAIVA DOS REIS M. ARAÚJO
MSC. CELMA DE OLIVEIRA BARBOSA

LAÍS ALINE GOMES SENA

TESTE PAREADO DE PREFERÊNCIA

TERESINA, ABRIL/2012
LAÍS ALINE GOMES SENA

TESTE PAREADO DE PREFERÊNCIAPÓS-DOC. REGILDA SARAIVA DOS REIS M. ARAÚJO
MSC. CELMA DE OLIVEIRA BARBOSA

ESTAGIÁRIAS DOCENTES:
ANA PAULA DE MELO SIMPLÍCIO
MÁRCIA LUIZA DOS SANTOS BEZERRA PESSOA

MONITORAS:
JULIANA MARANHÃO
MARIA TERESA LEAL
SAVINA TORRES

TERESINA, ABRIL/2012
1.INTRODUÇÃO

O teste de comparação pareada pode ser direcional, detectandopequenas diferenças entre amostras quanto a um atributo específico ouestabelecendo a existência de uma preferência. Pode ser aplicado para selecionar e treinar julgadores. Duas amostras são apresentadas simultaneamente. Cabe ao julgador identificar a amostra codificada que apresenta o atributo específico diferente ou a amostra preferida. Ao julgador deve-se fazer uma pergunta específica relevante, referindo-se à diferença, diferença direcional ou preferência(OLIVEIRA, 2009).
Perguntas sobre diferença e preferência não devem ser combinadas. A escolha é forçada. A probabilidade de acertos é de 50% (p = 1/2). A interpretação do resultado se baseia no número de julgamentos totais versus o número de julgamentos corretos. Se o número de julgamentos corretos for maior ou igual ao valor tabelado conclui-se que existe diferença significativa entre as amostras aonível de probabilidade correspondente. O teste unilateral é utilizado quando a priori se sabe que existe diferença entre amostras, mas, deseja saber se esta diferença é perceptível sensorialmente (ESTEVES, 2008).
O teste bilateral é empregado quando não se sabe se existe diferença entre amostras ou na avaliação da preferência. O número de julgadores selecionados deve ser no mínimo 15, porém comequipe altamente treinada pode-se trabalhar com 8 a 9 julgadores. Ao julgador deve ser fornecido um ou mais pares de amostras codificadas, apresentadas em ordem balanceada ou ao acaso nas permutações AB e BA (OLIVEIRA, 2009).
O objetivo da seguinte prática foi o de conhecer o procedimento do teste pareado de preferência, familiarizando o aluno com a técnica e determinar qual a preferência dosalunos entre duas marcas de goiabada (Predilecta e Palmeron) e entre duas marcas de sucos industrializados de laranja (Da Fruta e Del Valle).

2. METODOLOGIA

Foram utilizadas como amostras duas marcas de goiabada – Palmeron e Predilecta - e duas marcas de sucos de frutas industrializados de laranja- Del Valle e Da Fruta.
As amostras foram apresentadas aos provadores em cabines individuais,devidamente codificadas com números aleatórios de três dígitos. Para cada julgador, foram apresentadas duas amostras, uma de cada marca tanto de goiabada como do suco de fruta. Depois de servidas, as amostras foram avaliadas pelos provadores. Eles foram orientados no teste a escolher qual das duas amostras de cada produto era de sua preferência.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Neste tipo de prova,deseja-se saber qual amostra é preferida em detrimento de outra. A preferência é uma apreciação pessoal, geralmente influenciada pela cultura (princípios religiosos, grupos raciais, vivência familiar, posição social, entre outros), além da qualidade do alimento. São necessárias equipes grandes para se obter uma diferença estatisticamente significativa nos resultados, que representem exatamente apopulação à qual o produto se destina (ANZALDÁUA-MORALES, 1999).
O teste de preferência pode ser considerado como uma das mais importantes etapas da análise sensorial, poisrepresenta o somatório de todas as percepções sensoriais e expressa o julgamento, por parte do consumidor, sobre a qualidade do produto. O teste pareado de preferência serve para verificar se houve preferência significativa de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise sensorial
  • Análise Sensorial
  • Relatorio da pratica teste de comparacao pareada
  • RELATORIO ANALISE SENSORIAL PREFERENCIA E ACEITABILIDADE
  • PREFERENCIA DO EU
  • Preferencia do consumidor
  • Preferência de bebida
  • Direito de preferência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!