Relatório prático de tingimento

Páginas: 8 (1895 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2012
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS



TINGIMENTO COM CORANTE REATIVO EM AMOSTRAS DE TECIDOS DE ALGODÃO

RELATÓRIO DE EXPERIMENTO

APUCARANA
2012



TINGIMENTO COM CORANTE REATIVO EM AMOSTRAS DE TECIDOS DE ALGODÃO

Relatório apresentado como avaliação parcial na
Disciplina de Química Têxtil e Couros II, da UniversidadeTecnológica Federal do Paraná – Campus Apucarana.



APUCARANA
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 7
3 MATERIAIS E MÉTODOS 8
3.1 Materiais 8
3.2 Métodos 8
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 10
5 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12

INTRODUÇÃO

A cor pode ser definida de várias maneiras, mas pode-se dizer que a mesma é uma percepção subjetiva causada no cérebro, em conseqüência de uma certaenergia radiante transmitida aos olhos.E para a percepção de uma cor é necessário que haja uma fonte de luz, objeto colorido e o observador.
O processo de tingimento é feito para conferir cor aos fios ou tecidos e aumentar o valor do produto. Os materiais têxteis são tingidos usando uma ampla gama de corantes, técnicas e equipamentos (JULIANO et al.,).
A tintura de tecidos é uma arte quecomeçou há milhares de anos e a disponibilidade comercial de corantes é enorme. Há relatos de que os povos que habitavam os vales dos rios Nilo e Eufrates há seis mil anos atrás, conheciam e praticavam fiação, tecelagem e coloração sobre fios e tecidos. Registros de práticas sociais e religiosas na Índia datam de 4500 anos e contém referência à seda colorida e a brocado dourado. Presume-se que oconhecimento tintorial tenha sido transmitido a partir da China, passando para a Índia, Pérsia (atual lrã), até o Egito.
Há 4000 anos, os egípcios dominavam técnicas artesanais para a produção de algodão, linho, seda e lã de estrutura extraordinariamente delicada, e eram capazes de colori-las numa certa gama de cores. (ANDRADE, 2005)
Os corantes usados pela indústria têxtil são em grande partesintéticos, tipicamente derivados do alcatrão e derivados do petróleo. O tingimento pode ocorrer em processos contínuos ou em batelada. No processo contínuo, usa-se o esgotamento que consiste na diminuição gradativa do(s) produto(s) presente(s) no banho, com o aumento do efeito desejado sobre o material têxtil. No caso do tingimento, o corante é transferido do banho de tintura para a fibra, com aconseqüente diminuição de concentração do banho, e aumento da concentração do corante na fibra.
No processo contínuo, o material têxtil é alimentado continuamente em solução de corante com velocidade geralmente entre 50 e 250 metros por minuto. O processo de tingimento contínuo consiste tipicamente na aplicação do corante, fixação do corante com produtos químicos ou calor e lavagem. A fixação do corantenas fibras ocorre mais rapidamente nesse processo do que em batelada (JULIANO et al.,).
Ao passo que a tecnologia moderna no tingimento consiste em várias etapas que são escolhidas de acordo com a natureza da fibra têxtil, características estruturais, classificação e disponibilidade do corante para aplicação, propriedades de fixação compatíveis com o destino do material a ser tingido,considerações econômicas e muitas outras (GUARATINI et al.,2000 apud ZOLLINGER,1991).
Durante o processo de tingimento três etapas são consideradas importantes: a montagem, a fixação e o tratamento final. A fixação do corante à fibra é feita através de reações químicas, da simples insolubilização do corante ou de derivados gerados e ocorre usualmente em diferentes etapas durante a fase de montagem e fixação.Entretanto, todo processo de tintura envolve como operação final uma etapa de lavagem em banhos correntes para retirada do excesso de corante original ou corante hidrolisado não fixado à fibra nas etapas precedentes. (GUARATINI et al.,2000)
A adsorção e retenção do corante na fibra pode ser química, física ou ambas, dependendo da fibra e do corante. O grau de adsorção é função de vários...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio Pratico
  • Relatório prático
  • Relatorio pratico
  • Relatório Prático
  • Relatorio pratico
  • Relatório pratico de fundição
  • relatório de métodos práticos de eletrostática
  • Relatório de prático

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!