Relatório pilha galvanica

Páginas: 7 (1552 palavras) Publicado: 17 de abril de 2013
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO







PILHA GALVÂNICA.























SÃO PAULO
2012





PILHA GALVÂNICA.



Relatório apresentado no curso de graduaçãoem Engenharia Civil Da Universidade Nove de Julho UNINOVE, como pré-requisito na aprovação na disciplina de QUIMICA, sob orientação da Professora: KELLY PICOLO.














SÃO PAULO
2012
SUMÁRIO:Objetivo.................................................................................pg: 4
Introdução.............................................................................pg: 5
Oxidação...............................................................................pg: 6
A Pilha Galvânica.................................................................... pg: 7Eletrodos...............................................................................pg: 9
Dados experimento Pilha Galvanica....................................pg10
Conclusão............................................................................. pg:13
Referencias Bibligraficas...................................................... pg:14
































OBJETIVO:


Este relatório tem como Objetivo, oestudo das reações de oxidação e redução na pilha galvânica, sistemas que produzem corrente contínua e baseiam-se nas diferentes tendências para ceder e receber elétrons dos elementos quimicos.






















Introdução:




Neste relatório iremos constatar a ocorrência de uma reação de oxido-redução que libera elétrons pelo pólo negativo do sistema, além de medira tensão gerada por essa reação através da medida de voltagem que passa pelo fio que conduz a corrente elétrica pela parte externa do sistema. Esta reação é baseada na característica de determinados metais em sofrer oxidação e redução em meio aquoso.
































3 Oxidação


De acordo com as teorias de eletroquímica, a oxidação é um processoque resulta na perda de um ou mais elétrons pelas substâncias (átomos, íons ou moléculas). Quando um elemento está sendo oxidado, seu estado de oxidação altera-se para valores mais positivos. O agente oxidante é aquele que aceita elétrons e é reduzido durante o processo. Tal definição de oxidação é bastante generalizada e, portanto, aplica-se também aos processos nos estados sólido, fundido egasoso.

A redução é, por sua vez, um processo que resulta em ganho de um ou mais elétrons pelas substâncias (átomos, íons ou moléculas). Quando um elemento está sendo reduzido, seu estado de oxidação atinge valores mais negativos (ou menos positivos). O agente de redução é conseqüentemente aquele que perde elétrons e que se oxida no processo. Novamente, é uma definição bem generalizada e aplicasetambém aos processos nos estados sólido, fundido e gasoso.

A oxidação e a redução sempre ocorrem simultaneamente. Isso é bastante óbvio, visto que a liberação de elétrons por uma substância implica na recepção deste elétron por outra. Se considerarmos a oxidação de um elemento, devemos ter em mente que, necessariamente e na mesma ocasião, está havendo a redução de outra substância. É lógico,portanto, falarmos em reações de óxido-redução (ou reações redox), quando nos referirmos a processos que envolvem transferência de cargas.







4 A Pilha Galvânica.

Em 1836, o químico britânico John Frederic Daniell (1790 – 1845), necessitando de uma fonte de corrente elétrica estável para uso em telégrafos, desenvolveu uma pilha utilizando cobre o zinco.



Uma lâmina de cobre é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório pilhas galvânicas
  • RELATORIOS SOBRTE PILHAS GALVANICAS
  • Relatório pilhas galvanica
  • Pilhas galvânicas
  • Pilhas galvanicas
  • Pilhas galvanicas
  • pilha galvanica
  • PILHAS GALVÂNICAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!