Relatório parcial

Páginas: 9 (2067 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2011
Introdução:

O campo escolhido para o estágio no desenvolvimento das atividades acadêmicas referindo-se a prática profissional foi o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS do município de Nova Monte Verde – MT.
Sendo que o Municipio de Nova Monte Verde está localizado ao norte do Estado do Mato Grosso, os históricos se inserem no período dos incentivos fiscais de 1970, como umdesdobramento do movimento colonizador de Alta Floresta. Foi fruto da colonização em lotes urbanos e rurais, previamente estudados, no modelo de agrovilas. A propaganda de solo fértil correu mundo. Não demorou e centenas de famílias passaram a compor o núcleo chamado de patrimônio Monte Verde. Os pioneiros escolheram o dia 19 de Agosto como data de fundação do lugar, pois foi neste dia que chegaram asprimeiras famílias de colonos à localidade. Em 1988 foi criado o Distrito de Monte Verde. A Lei nº 5. 915, de 20 de Dezembro de 1991 criaram-se o Município de Nova Monte Verde. Segundo dados do IBGE Nova Monte Verde ocupa uma área territorial de 6.500 Km² e fica distante da capital mato-grossense 919 km, a localização geográfica é de Mesorregião 127, Microrregião 519 – Alta Floresta Norte do MatoGrosso.
A Assistência Social foi norteada pela Lei Orgânica da Assistência Social – (LOAS nº 8742 sancionada em 7 de setembro1993), a forma de gestão no sistema descentralizado e participativo, proposto pela LOAS, em seu capítulo terceiro, artigo 6º, implica na participação popular na autonomia da gestão municipal, potencializando na divisão de responsabilidades e no co-financiamento entre asesferas de governo e a da sociedade civil.
A partir da resolução nº 145, de 15 de outubro de 2004 ora aprovada em âmbito Federal Política Nacional de Assistência Social (PNAS), atendendo a deliberação da IV Conferência Nacional da Assistência Social, realizada em dezembro de 2003. O objetivo único do PNAS é a garantia para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais. Aqual instituiu Sistema Único da Assistência Social – SUAS; considerando a Resolução nº130, de 15 de julho de 2005, do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS como Norma Operacional Básica/NOB em 2005, a Secretaria de Assistência Social passou a direcionar sua Gestão na perspectiva do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), após sua implantação, antigas práticas de intervenção e de gestãoda assistência social passaram a ser substituídas por ações que fortalecem os princípios de defesa dos direitos e superação da miséria e pobreza, preconizando a garantia de direitos aos usuários da Assistência Social.
O CRAS - Centro de Referência da Assistência Social de Nova Monte Verde foi fundado no ano de 2007 em decorrente a Lei Federal nº 8742 de 07 de dezembro de 1993, localizado naAvenida Arlindo Nossol, s/n, centro. Sendo a porta de entrada dos usuários a rede de proteção básica do SUAS, ou seja é uma unidade que propicia o fortalecimento do vínculo familiar e previne a ocorrência de situações de vulnerabilidade social.

DESENVOLVIMENTO

Inicialmente o relatório aborda os trabalhos desenvolvidos no CRAS - Centro de Referência da Assistência Social que tem por objetivo aresponsabilização pela proteção social básica. De acordo com a Política Nacional e Assistência Social de 2004 (PNAS) a proteção social básica tem como objetivo de prevenir situação de fragilidade social, por meio do desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos sociais e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários onde os programas oferecidos pelo CRAS asseguram espaço dereferência para o convívio grupal, comunitário social e o desenvolvimento de relações de efetividade, solidariedade e respeito mútuo. Deste modo, é assistir as famílias usuária dando uma melhor qualidade de vida apoiando e incentivando na superação de vulnerabilidade social que os indivíduos se encontram; possibilitar acessos aos benefícios de serviços assistenciais e programa de transferência de renda;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório parcial
  • relatorio parcial
  • Relatorio parcial
  • Relatório Parcial
  • Relatorio parcial
  • Relatório Parcial
  • relatorio parcial
  • relatorio parcial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!