Relatório parcial serviço social

Páginas: 5 (1077 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2011
Introdução

O CRAS é uma unidade de proteção social básica do SUAS, que tem por objetivo prevenir situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Para agir preventivamente é necessário dispor de informação,conhecer o território, e as famílias que nele vivem. A identificação e o conhecimento das situações de vulnerabilidade e risco social são utilizados como fonte, para o planejamento municipal, para definição de serviços socioassistenciais a serem ofertados em cada território e para a ação preventiva nos territórios do CRAS.
No município de Comercinho - MG o CRAS-Centro de Assistência Social foiinstalado em agosto de 2005. Atualmente a instituição funciona em imóvel locado e custeado com recursos disponibilizados pelo governo federal, estadual e municipal. Surgiu a partir da nova agenda para a área da assistência social pública no Brasil, quando da aprovação da NOB – SUAS 2005, e com a efetivação do Sistema Único de Assistência Social, que traz em si um reordenamento dentro da política deassistência social, enfocando o trabalho social com famílias em um determinado território geográfico e sociocultural. A instituição atende demandas do núcleo familiar, desenvolvendo ações coletivas e/ou individualizadas que visam o fortalecimento dos vínculos sócio-afetivos e relacionais, bem como a sensação de pertencimento dentro da área de abrangência de atuação do CRAS. A instituição tem comofundamento 03 preceitos propostos na NOB – SUAS: vigilância socioassistencial, defesa institucional e proteção social. Essas são as diretrizes que direcionam o trabalho no CRAS, e tornam-se também objetivos a serem alcançados.

Desenvolvimento

A política de assistência social está prevista na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 203 e 204, na Lei Federal nº 8.742 (LOAS- Lei Orgânica deAssistência Social) e outras normas regulatórias; que prevêem uma política social pública não contributiva e que compõe o rol das políticas da seguridade social. O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, como parte da política de assistência social, também está direcionado pelos princípios e diretrizes previstos na LOAS. Assim, a NOB-SUAS 2005 que representou o marco de concretização doSUAS - Sistema Único de Assistência Social, está direcionado por todas as diretrizes da Lei (descentralização político administrativa, participação popular, primazia do estado na condução da política pública) Artigo 5º da Lei 8.742/93.
O trabalho do assistente social dentro do CRAS surgiu a partir da necessidade do desenvolvimento das potencialidades sócio-territoriais das famílias atendidas. Oassistente social, através do trabalho social realizado permite e tem como objetivo final a emancipação da família/usuário. No CRAS toda a dinâmica de trabalho tem centralidade na família, o que exige desse profissional a capacidade de reconhecimento da estrutura familiar como berço de desenvolvimento do indivíduo como ser ativo, participativo e seguro de si e dos seus direitos.
A equipe atual doCRAS é formada por 05 profissionais: 01 coordenador, 01 assistente social, 01 psicólogo, 01 auxiliar administrativo e 01 auxiliar de serviços gerais.
A rotina institucional está estabelecida num cronograma pré-estabelecido pela equipe profissional, que divide dias para: atendimento individualizado, atendimento coletivo, atendimento domiciliar, atendimentos a grupos e convivência, reuniõescomunitárias, capacitações e palestras para a rede socioassistencial e para o público assistido O cronograma é flexível, visto que surgem demandas não previstas e que às vezes requerem a sua reorganização. São atendidas em média 150 famílias por mês, através do trabalho de atenção e vigilância socioassistencial aos programas PETI, Projovem Adolescente e desenvolvimento de Grupo de convivência com idosos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatório parcial de serviço social
  • Relatório parcial curso de serviço social
  • Relatorio parcial de estagio em serviço social
  • Relatório parcial serviço social sobre famila(pesquisa de satisfação
  • Relatorio final serviço social
  • Relatório final serviço social
  • relatorio de estagio em serviço social
  • Relatório final

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!