Relatório módulo de torção

Páginas: 14 (3388 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
CENTRO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

MÓDULO DE TORÇÃO

TOLEDO – 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
CENTRO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

MÓDULO DE TORÇÃO

Relatório elaborado pelos alunos Gabriela Helbing, Gustavo Krasinski Cestari, Kamila Mayara Celant, MeurielleVanessa Hesper e Thaís Lobregatte dos Santos apresentado à Disciplina de FísicaII do curso de Engenharia Química - UNIOESTE - ao professor Fernando Espinoza.



TOLEDO - 2012
ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 2
2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ....................................................................3
3. MATERIAIS E MÉTODOS 6
3.1 MATERIAIS 6
3.2MONTAGEM 6
3.3MÉTODOS......................................................................................................................7
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 8
5. CONCLUSÃO 16
6. REFERÊNCIAS 17
7. APÊNDICE 18

1. INTRODUÇÃO
Um tipo muito importante de movimento que se apresenta em diversos fenômenos é o correspondente a vibrações localizadas ou oscilações de corpos em torno de sua posição de equilíbrio. Exemplos desistemas mecânicos vibratórios incluem pêndulos, cordas de instrumentos musicais e colunas de ar em instrumentos de sopro.
Quando um objeto, normalmente cilíndrico, sofre o efeito de uma força resistente e um torque, ela tende a sofrer torção, que tende a produzir rotação sobre o eixo longitudinal da barra. As deformações causadas a um objeto que sofre torção são deslocamentos angulares de umaseção em relação à outra.
Em sólidos, as forças internas entre as moléculas ou átomos são muito intensas, inibindo a ruptura do material sob aplicação de forças externas menos intensas, porém, pode ocorrer a deformação temporária ou permanente do material. Quando a influencia da força externa cessa, o sólido tende a voltar a sua forma original ou posição de equilíbrio, através de uma força de torquerestaurador que se opõe a força ou torque deformador.
Um corpo sólido cilíndrico com um de seus extremos fixos e o outro submetido a uma força tangencial a sua superfície lateral, sofre uma torção. Em um corpo não rígido, camadas superficiais do mesmo deslizariam entre si, como no caso de fluidos líquidos devido as forças tangenciais. No caso de corpos sólidos, tais forças geram uma tensão decisalhamento cuja tendência é de separar as camadas do material, gerando deformações em torno do eixo do cilindro. Nos casos reais, as deformações podem ser temporárias ou permanentes, dependendo da intensidade da força. Quando a força externa aplicada é menor que a força interna do sólido, o sistema se comporta como elástico. Assim, no caso de torções elásticas do cilindro, há uma relação linearentre a deformação angular e a força elástica restauradora, governada pela lei de Hooke.


2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Diversos movimentos da natureza são explicados pela oscilação de corpos ao redor da sua posição de equilíbrio. Este fenômeno é observado em pêndulos e cordas vibrantes, por exemplo. Em sistemas sólidos e rígidos, corpos cujas interações moleculares são muito fortes, ao seaplicar uma força de cisalhamento ou força tangencial à superfície, o corpo tende a se deformar de maneira elástica até certo ponto, adquirindo torção. Ao cessar a força tangencial, a energia acumulada pelas moléculas através de potencial elástico gera torque restaurador, ou seja, um torque que se opõem à força original e que restabelece o corpo na sua posição inicial de equilíbrio.
Quando um corpocilíndrico rígido tem uma das suas extremidades fixa e é aplicada a ele uma força de cisalhamento, ele sofre uma torção ao redor de seu eixo central. Dependendo da intensidade da força, a torção pode ser temporária ou definitiva, podendo ainda ocorrer fratura no material. Essa torção acumula energia potencial elástica no corpo, a qual gera um torque restaurador da posição original assim que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório Módulo de Rigidez, Torção ou Cisalhamento
  • Módulo de Torção
  • Relatório Torção
  • Relatório
  • Relatorio
  • RELATORIO PENDULO DE TORCAO
  • Pendulo De Torcao Relatorio Lago Carol
  • relatório de ensaios destrutivos de torção e dobramento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!