Relatório Laboratorio de Física 1 - MRU

Páginas: 6 (1427 palavras) Publicado: 4 de abril de 2014
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB)
INSTITUTO DE ENGENHARIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ENGENHARIA DE ENERGIAS
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE FÍSICA I



RELATÓRIO DA AULA DE LABORATÓRIO DE FÍSICA I
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (M.R.U.)












ACARAPE
ÍNDICE

IntroduçãoTeórica.................................................................. 3
Objetivos................................................................................. 5
Materiais Utilizados................................................................. 5
Procedimentos........................................................................ 6
Questionário............................................................................ 8Conclusão............................................................................... 9
Referências Bibliográficas....................................................... 9
Anexos................................................................................... 10













INTRODUÇÃO TEÓRICA
Na natureza tudo se move, desde os invisíveis elétrons de um átomo até os planetas, estrelas egaláxias. Os animais geram seus próprios movimentos e os vegetais e minerais são movidos por uma força externa provinda da própria natureza. Tudo está em movimento constante.

O conceito de movimento é de importância fundamental para a Física. Nesse experimento não serão levados em consideração os fatores que fizeram com que o corpo adquirisse movimento (como o fato de existirem forças externasagindo sobre o corpo), mas sim o movimento em si, ou seja, o estudo da Cinemática. Entretanto devem ser levados em consideração dois outros fatores, que convergem para a definição de movimento: o tempo e o comprimento (espaço).

A medida de tempo é baseada num único princípio simples: contar. Qualquer fenômeno que se repete é um possível padrão de tempo. No Sistema Internacional de Unidades (S.I.) éutilizado o segundo(s) como padrão, por isso em muitos experimentos o tempo decorrido será exposto por essa unidade.

A unidade de medição do comprimento padrão, sendo este expresso no Sistema Internacional (S.I.) é o metro. Pode-se definir o metro como sendo à distância percorrida pela luz durante um intervalo de tempo especificado. Apesar do metro corresponder a medida padrão, nesseexperimento iremos utilizar uma unidade derivada do metro, o centímetro, por ser mais adequado devido as dimensões dos aparelhos utilizados.

No decorrer desse experimento trataremos sobre um tipo específico de movimento, chamado de Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.).


MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (M.R.U.):
Denomina-se Movimento Retilíneo quando a trajetória é uma linha reta, e MovimentoUniforme quando a velocidade escalar do móvel é constante em qualquer instante ou intervalo de tempo, significando que, no movimento uniforme o móvel percorre distâncias iguais em tempos iguais.
Dessa forma podemos concluir que Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.) é definido como aquele que possui velocidade instantânea constante. Decorre, imediatamente, da definição que a velocidade escalar médiaé também constante, para qualquer intervalo de tempo, e seu valor coincide com o da velocidade escalar instantânea. Em outras palavras, o MRU descreve o movimento de um móvel que percorre uma trajetória retilínea e apresenta velocidade escalar constante.
FUNÇÃO HORÁRIA DO M.R.U.:
Sendo o espaço inicial correspondente ao instante t = 0 e sendo S o espaço num instante t, vem:
Aplicando naequação Vm = : V =
S - = V.(t - 0)



MOVIMENTOS PROGRESSIVO E RETRÓGRADO:

Progressivo: O movimento é chamado progressivo quando o móvel caminha a favor da orientação positiva da trajetória. Seus espaços crescem no percurso de tempo e sua velocidade escalar é positiva....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio fisica 1 MRU
  • Relatório MRU laboratório de fisica UNIVAG
  • Relatorio de laboratorio de fisica 1
  • Relatorio laboratorio fisica 1
  • Relatorio de fisica 1
  • RELATORIO FISICA EXP I MRU 1 1
  • Laboratorio de fisica 1 relatório 2
  • Relatorio de LAboratorio de Fisica 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!