Relatório laboratorial sobre redes de difração

Páginas: 4 (886 palavras) Publicado: 25 de julho de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
LABORATÒRIO DE FÍSICA MODERNA

REDE DE DIFRAÇÃO

JOHNES RONALDO SILVA SANTOS
0618240
Prof.Welberth S. Ferreira

ENTREGUE EM: 11/04/2011
1 – INTRODUÇÃO
É muito importante sabermos como se forma e como funciona uma rede de difração visto que é um assunto físico que está presente no nossocotidiano tendo como objetivo nesse experimento obter o valor da distância entre as ranhuras do cd.
2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Uma rede de difração é um dispositivo que têm múltiplas fendas ou ranhurasparalelas, eqüidistantes e de mesma largura. Um feixe de luz que incide nesta rede é difratado e os raios provenientes das diversas fendas interferem formando uma figura de intensidade variável. Afigura 1 apresenta máximos de intensidade em diversas posições sempre que a diferença de caminho ótico (d sen) entre os raios provenientes de duas fendas adjacentes, distantes d entre si, for igual a umnúmero inteiro (m = 0, 1, 2, ...) de comprimentos de onda . Portanto, ocorrem máximos de intensidade quando d senm m onde m é o ângulo de difração para o máximo de ordem m. Lembre-se que estaequação vale apenas quando os raios incidem normalmente sobre a rede e os raios difratados podem ser considerados paralelos (difração de Fraunhofer).
Fig. 1 - Máximos de intensidade em diversasposições.

Uma rede de difração é muito empregada em espectrômetros que são aparelhos que dispersam a luz emitida por uma fonte a fim de determinar seus comprimentos de onda. λ A fonte empregada é umalâmpada de vapor de mercúrio para qual se quer determinar o comprimento de onda λ de algumas cores emitidas pela lâmpada. O espectrômetro está esquematizado na figura acima. A luz da fonte passa por umcolimador do qual os raios luminosos emergem paralelos através de uma fenda estreita. Estes raios devem incidir normalmente sobre a rede onde são então difratados, originando na região adiante da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório laboratorial sobre glicose
  • Relatório sobre difração e interferência da luz
  • Relatório laboratorial sobre tratamento de água
  • relatório sobre rede Profibus
  • Redes de difração
  • Redes de Difração
  • REDES DE DIFRAÇÃO
  • Relatorio laboratorial sobre o metabolismo do acido carssulaceo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!