Relatório Laboratório de Química - Corrosão Eletrolítica sob tensão

Páginas: 5 (1143 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS
Programa de Graduação em Engenharia Mecânica Ênfase em Mecatrônica









RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA:
Experimento 12: corrosão eletrolítica e sob tensão











Belo Horizonte
2014
1 INTRODUÇÃO
O relatório tem como objetivo apresentar detalhadamente o passo a passo da experiência desenvolvida, no laboratório das aulas de Química Geral,sobre o estudo da corrosão eletrolítica e da corrosão sob tensão. Assim como, também, apresentar os resultados obtidos através da experiência comparado com outros já previamente esperados, discuti-los e, em fim, apresentar as conclusões tiradas ao final do experimento. Por último, o relatório irá apresentar as respostas sobre o questionário proposto pela professora a respeito da experiênciarealizada.
1.1 Objetivos gerais
Através de discussões apontadas em sala de aula exemplificando situações cotidianas que podem vir a ocorrer uma corrosão eletrolítica, como, a quebra de componentes de aviões, foguetes e reatores nucleares, a fratura de tubos de caldeiras. Buscou-se criar uma situação semelhante a que ocorre na natureza dentro do laboratório.

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Materiaisutilizados
Para isso, foi utilizado uma cuba eletrolítica, uma bateria geradora de corrente elétrica, placas de ferro e de cobre, e uma solução de NaCl (Cloreto de sódio). Afim de melhor visualizar os produtos das reações que ocorreriam na célula eletrolítica, em certo momento da experiência usaram-se dois tipos de indicadores: fenolftaleína e ferricianeto de potássio.
2.2 A experiência
Adicionando-se umaquantidade até, mais ou menos, o meio da cuba de solução de NaCl foram colocadas 5 gotas de fenolftaleína e de ferricianeto de potássio em cada um dos lados da cuba eletrolítica. Posteriormente, duas placas de ferro foram emergidas, parcialmente, dentro da solução e a elas conectados os polos positivos e negativos da bateria, e então feito todo procedimento a bateria foi finalmente ligada(I).Após a observação dos resultados, a cuba foi retirada e lavada, agora adicionando-se, novamente, apenas a solução de NaCl, sem a presença dos marcadores(II). Feito isso foram observados os novos resultados. Como experimento final, a cuba foi novamente lavada e, então, substituiu-se um dos eletrodos de ferro por outro de cobre e a esse foi ligado o polo positivo da bateria, novamente foi adicionada amesma solução a cuba e, também, os marcadores fenolftaleína e ferricianeto de potássio(III).
2.3 Resultados
2.3.1 Resultados obtidos pela primeira experiência (I)
Na experiência de número I, marcada anteriormente, após o início do funcionamento da bateria, pode-se observar que a placa de ferro conectada ao polo positivo da bateria passou a funcionar como o Anodo na reação. Com isso, pode-seperceber o processo de oxidação ocorrido na placa de ferro com a presença, visível, de corrosão na placa e, além disso, do surgimento da coloração azulada na solução da cuba eletrolítica em volta do eletrodo, indicando a presença de cátions ferro II na solução. Junto a isso, no outro lado da célula, a outra placa de ferro conectada ao polo negativo da bateria foi forçada a funcionar como catodo. Foipossível perceber a formação de bolhas em volta da placa de ferro, bolhas que indicavam a presença de gás hidrogênio, comprovando que no catodo daquela célula, a água, presente na solução, estaria reduzindo. Além de que, pode-se observar o aparecimento de uma coloração rosada em torno do eletrodo que explica-se pela liberação de OH- na semi-equação de redução da água.
2.3.1.1 Equações presentesno experimento:
Equação Anódica: Fe(s) Fe2++2e-
Equação Catódica: 2H2O(l)+2e-H2(g)+2OH-(aq)
Coloração azul: K3[Fe(CN)6]-Fe[Fe(CN)6]2
2.3.2 Resultados obtidos pela segunda experiência (II)
Na experiência de número II, foi possível perceber, apenas, a presença da formação de bolhas de gás hidrogênio no eletrodo de ferro, que encontra-se funcionando como catodo, e após algum tempo do início do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de corrosão sob tensão
  • Relatório Corrosão Eletrolitica
  • Relatório de prática de ensino
  • Laboratório de Química
  • Relatorio Química tensão superficial
  • Relatório química
  • Relatório de Fisico Quimica- Corrosão
  • Relatório de química sobre corrosão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!