relatório inorgânica

Páginas: 5 (1053 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
OBJETIVOS
Observar a formação de enxofre coloidal;
Analisar o comportamento anômalo do enxofre;
Observar as transformações causadas pela ação desidratante do ácido sulfúrico.





















MATERIAIS E MÉTODOS:
MATERIAIS:
02 tubos de ensaio pequeno;
02 tubos de ensaio médio;
02 béqueres de 50 mL;
01 pipeta;
01 pera;
01 pisseta;
01 estante para tudo deensaio;
02 espátulas;
01 proveta de 10 mL;
01 pipeta de pasteur.
01 agitador magnético
REAGENTES:
Água destilada;
Enxofre em pó;
Acetona;
H2O(S);
Sacarose (C12H22O11);
Ácido sulfúrico (H2SO4);








PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
ENXOFRE COLOIDAL
Colocou-se em um tubo de ensaio uma pitada de enxofre com o auxílio de uma espátula e adicionou-se cerca de 3 mL de acetona com oauxílio de uma pera acoplada em uma pipeta. Foi agitado até haver a formação de uma solução bifásica. Após foi adicionado água destilada aos poucos e observado.
COMPORTAMENTO ANÔMALO DO ENXOFRE SOB AQUECIMENTO
Colocou-se cerca de uma colher pequena de enxofre em tubo de ensaio pequeno e o aqueceu cuidadosamente até haver a formação de um liquido escuro e vapores amarelados. Observou-se o que aconteceuem cada etapa do aquecimento.
Verteu-se rapidamente o enxofre liquido em água gelada e observou-se a formação do enxofre plástico.
PROPRIEDADE DESIDRATANTE DO ÁCIDO SULFÚRICO
Colocou-se uma pequena porção de sacarose num béquer de 50 ml e verteu-se lentamente, com o auxílio de uma proveta, cerca de 5 mL de ácido sulfúrico concentrado. Observou-se a reação. Após, adicionou-se 1 a 3 gotas deágua gota a gota e observou-se.
Repetiu-se o mesmo procedimento com 5 mL de ácido sulfúrico diluído e observou-se.










RESULTADOS E DISCUSSÕES
ENXOFRE COLOIDAL
O enxofre é pouco solúvel em acetona e insolúvel em água.
Ao ser colocado em um tubo de ensaio médio, o enxofre ocupou o fundo do tubo e adicionou-se a acetona. Não solubilizou.
Ao se adicionar aos poucos a água formou-sepequenos precipitados grumosos que flutuavam pela água subindo até a superfície.
Coloides são misturas heterogêneas de pelo menos duas fases diferentes, com a matéria de uma das fases na forma finamente dividida (sólido, líquido ou gás), denominada fase dispersa, misturada com a fase contínua (sólido, líquido ou gás), denominada meio de dispersão. A ciência dos coloides está relacionada com oestudo dos sistemas nos quais pelo menos um dos componentes da mistura apresenta uma dimensão no intervalo de 1 a 1000 nanômetros (1 nm= 10-9 m). O termo coloide, do grego, significa cola e na época referiu-se às soluções de goma arábica, substância sem estrutura definida e de natureza viscosa hoje conhecida como macromolécula. Soluções de macromoléculas são misturas homogêneas e também sãoconsideradas coloides porque a dimensão das macromoléculas está no intervalo de tamanho coloidal e, como tal, apresentam as propriedades características dos coloides.
COMPORTAMENTO ANÔMALO DO ENXOFRE SOB AQUECIMENTO
Em um tubo de ensaio pequeno colocou-se uma porção de enxofre que cobrisse seu fundo e este foi aquecido até se liquidificar no agitador magnético e se tornar um líquidoamarelo-avermelhado. Esse liquido foi vertido rapidamente em um béquer com água gelada, formando enxofre plástico (pequenas bolinhas amarelas e sólidas).
Quando o enxofre fundido é resfriado bruscamente (por exemplo, despejando-o em água fria), transforma-se numa forma mole, grudenta, elástica, não-cristalina, chamada de enxofre amorfo ou plástico. As formas ortorrômbica e monoclínica são facilmente solúveis emdissulfeto de carbono (CS2); no entanto, a forma amorfa é insolúvel nesse mesmo solvente. Observou-se que o enxofre plástico tem textura consistente porém quebradiça.
PROPRIEDADE DESIDRATANTE DO ÁCIDO SULFÚRICO
Ao derramar-se ácido sulfúrico na sacarose, houve a combustão da mesma, mudando de cor para amarelo e em seguida para preto (carbonizado).
Ao se adicionar a água, houve uma reação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de Inorganica
  • Relatorio de inorganica
  • Relatório de inorgânica
  • Relatórios de inorgânica
  • Relatório inorganica
  • relatorio de inorganica
  • Relatorio Inorganica
  • relatório de inorganica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!