Relatório Horto Dois Irmãos

Páginas: 6 (1468 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014


UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO







EXCURSÃO AO ZOOLÓGICO DE PERNAMBUCO

2014



EXCURSÃO AO ZOOLÓGICO DE PERNAMBUCO


















SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO...................................................................................................01
2 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS...............................................02
3 RESULTADOS .................................................................................................05
4 CONCLUSÃO...................................................................................................06APÊNDICE...........................................................................................................07













1 INTRODUÇÃO
De acordo com Mergulhão (1997), os zoológicos deixaram de ser uma simples vitrines de animais passando a contribuir para a conservação de habitats e de várias espécies. Os zoológicos modernos, mais do que merosexpositores de animais e áreas de lazer ampliaram seus objetivos investindo no desenvolvimento de pesquisas, na reprodução de espécies ameaçadas de extinção e na educação ambiental (Witte, 1990).
O Zoológico Dois Irmãos foi fundado em 1916, numa área de cerca de 380 hectares. Em 14 de janeiro de 1939, 14 desses hectares foram separados para abrigar o Jardim Zoobotânico de Dois Irmãos. Considerado uma dasmaiores áreas de Mata Atlântica do estado, o parque possui cerca de 600 espécies de animais, dentre mamíferos, aves e répteis.
Este relatório procura explicar a interação entre a fauna e a flora que existe no zoológico de Dois Irmãos que fica localizado na área do Recife-PE. Atualmente, o Zoológico Dois Irmãos possui mais 690 animais de mais de 127 espécies. Há mamíferos como a Anta, Camelo, Puma,Macaco Aranha, Chipanzé, Guaxinim, Jaguatirica, Leão, Lontra, Onça, Tamanduá, Tigre-siberiano e Urso Pardo. Também há várias aves e répteis. Uma grande atração são as trilhas para explorar a área de reserva do Parque, que permitem explorar as plantas, animais e aves nativos da Mata Atlântica.



















01
2 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS
Realizamos a visita aoZoológico Dois Irmãos, localizado no bairro de Dois Irmãos, Recife – Pernambuco no dia 27 de setembro de 2014, das 9:00 às12:00 horas da manhã, com o 6º período de Pedagogia da Universidade de Pernambuco, buscando conhecer a grande variedade da fauna e flora do Brasil presentes no parque.
Ao entrar no Zoológico Dois Irmãos nos deparamos com a área florestal (Mata Atlântica), onde mais adiantepercebe-se a interação entre plantas e animais.
Para entender sobre os tipos de vegetações encontradas na área, quanto ao porte:
Arbóreo é uma vegetação que é classificada ao grupo de vegetais constituídos por árvores de grande porte. Exemplos: A Mata Atlântica e a Floresta Amazônica.
Arbustos são árvores de porte pequeno ou em fase de desenvolvimento, são comuns no cerrado e caatinga e savanas.Exemplos: A Aroeira e o Juazeiro.
Rasteira é uma vegetação pouco desenvolvida, que devido à falta de luminosidade e água não crescem a uma altura significativa. Exemplos: O capim, os musgos, os liquens, as ervas e samambaias.
As plantas têm a capacidade de produzir o seu próprio alimento orgânico. Essa nutrição orgânica é baseada na fotossíntese que ocorre principalmente nas folhas. Esseprocesso ocorre a partir de substâncias simples retiradas do ambiente (água e gás carbônico) e da energia fornecida pelo Sol. Assim ocorre a liberação do oxigênio, a partir das moléculas de águas e a síntese de glicose (nutriente orgânico) e de novas moléculas de água.
No solo encontram-se substratos (serra pilheria), que são restos de folhas, sementes e outros. Ou seja, materiais que entram em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reserva de mata atlântica do horto dois irmãos.
  • dois irmaos
  • Dois irmãos
  • dois irmaos
  • Dois irmãos
  • Dois irmãos
  • dois irmão
  • Dois irmãos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!