Relatório homocinética tratamento térmico

Páginas: 7 (1717 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO
A peça a ser analisada, provavelmente é uma parte de uma Homocinética de um automóvel.
Ela é uma peça que recebe a rotação do câmbio e transfere para as rodas, geralmente as dianteiras e como as rodas dianteiras esterçam para dar direção ao automóvel não podem ser eixos rígidos, ela transfere as rotações para as rodas mesmo as rodas estando viradas por meio de esferas de açoacopladas numa peça circular que faz um movimento oscilante, os automóveis com tração dianteira possuem um eixo com duas homocinéticas de cada lado, totalizando assim 2 eixos e 4 bolachas na dianteira. Essas peças trabalham com muita graxa e se nota o seu desgaste por meio de um som "cleck cleck cleck " quando o carro se movimenta com as rodas viradas, se não for trocada urgente após esse sinal, ela sedesmonta e o carro não se movimenta.
Ela é produzida em aço carbono comum (SAE 1050) e deve possuir alta durabilidade e dureza superficial.
Neste trabalho será feita a analise microestrutural de tal peça, afim de identificar quais operações que este material foi submetido, qual composição química e suas propriedades mecânicas.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA
O material é um aço comum ao carbono,classificável como SAE 1050.
C = 0,48% – 0,55%
Mn= 0,60% – 0,90%
P máx. = 0,04%
S máx. = 0,05%
É um aço médio carbono que possui aplicação vasta na indústria automobilística. Outras normas equivalentes como o ABNT 1050 também são usados para o mesmo produto.

CROQUI E ILUSTRAÇÃO

Fig.1 Ilustração da solicitação mecânica da homocinética de um automóvel.
Fig.2 Foto e secção de corte da peçaanalisada neste trabalho.

REQUISITOS MECÂNICOS
A junta homocinética permite o movimento rotativo em alguns ângulos, mas requer cuidados na manutenção e direção preventiva. O excesso de torque e o demasiado tranco de arrancada pode aos poucos reduzir a vida útil desse componente que tem importante função na transmissão.
Como essa peça é fundamental importância e de alta responsabilidade, ela deveapresentar os seguintes requisitos:
- Alta dureza superficial;
- Suportar certos impactos e para isso o núcleo da peça deve ser mais macio;
- Resistência à torção e fadiga;
- Resistência a compressão quando submetida a altos valores de torque.
Operação e Tratamentos Térmicos
As peças da junta homocinética são geralmente usinadas e submetidas a tratamentos térmicos posteriormente paraadquirir propriedades desejadas. Tais processos estão descritos abaixo.
TRATAMENTOS TÉRMICOS
NORMALIZAÇÃO
Como após a usinagem a peça apresenta granulometria irregular e grosseira, ela é em seguida encaminhada para o tratamento térmico de Normalização.
A normalização é o processo de elevação de temperatura dentro do campo austenítico e o material é deixado nesta temperatura até que toda amicroestrutura esteja homogeneizada.
Após é removido do forno e resfriado em temperatura ambiente sob convecção natural.
Seu objetivo principal é melhorar a uniformidade da microestrutura do material e refinar os grãos. Segue abaixo a curva de aquecimento e resfriamento do processo de Normalização.
Fig.3 Curva de aquecimento e resfriamento dos processos de Normalização e recozimento. Comparativo de taxade resfriamento.

É recomendado para todas as peças de qualquer tipo de aço, que tenham sido sujeitas a trabalhos de usinagem que provocam tensões internas. Estas tensões, se não forem eliminadas, vão originar fraturas ou fissuras após a TÊMPERA. Pode dizer-se que, os bons resultados da TÊMPERA, dependem muito do pré-tratamento de Normalização antes de se Temperar, especialmente se as peçasestiveram sujeitas intensa usinagem ou se têm uma configuração complicada.
Este processo é substancialmente mais barato do que o recozimento pleno, pois não existe o custo adicional de resfriamento no forno e o grau de ductilidade depende das condições do ambiente de resfriamento.
As microestruturas resultantes são para esse aço a Perlita Fina e a Ferrita. Os resultados micrográficos estão em anexo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório Tratamento térmico de metais
  • Relatorio de Tratamento Termico
  • Aço, tratamento térmico. Relatório
  • Relatório de Tratamentos Térmicos de Aço
  • relatorio tratamentos termicos
  • Relatório de tratamentos térmicos de aço carbono
  • Tratamentos térmicos
  • Tratamento termico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!