Relatório Fluidos

Páginas: 7 (1609 palavras) Publicado: 23 de julho de 2014
universidade de ouro preto
Fluidos
Relatório


















1 INTRODUÇÃO

1.1 Tema:
Estudo dos Fluidos e aplicações físicas.

1.2 Objetivo:
Abordar as propriedades e o comportamento físico dos fluidos. Ao mesmo tempo, mostrar possíveis aplicações.
.
1.3 Definição:
Fluidos são substâncias que escoam com facilidade, e não podem resistir a uma força de cisalhamentoou a uma tensão sem se mover.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 As propriedades dos fluidos.
Algumas propriedades são fundamentais para o estudo dos fluidos, e representam a base para o entendimento de seu comportamento. A densidade e a pressão se destacam porque variam ponto a ponto na extensão da substância. A compressibilidade se difere dependendo do fluido porque demonstra comportamentodiferente para líquidos e gases.
A densidade é uma grandeza escalar obtida pela equação:

(Em que m é a massa da amostra e v o volume ocupado por ela. Sua unidade no SI é kg/m³)
Essa propriedade pode sofrer variações consideráveis com a pressão principalmente quando nos referimos aos gases que em detrimento dos líquidos são facilmente compressíveis.
A pressão é uma grandeza escalar obtida pelaequação:

(Em que F é a força exercida sobre a amostra e A é a área sobra a qual a força é exercida. Sua unidade no SI é Pa -Pascal)
A pressão de um fluido é transmitida em todas as direções do mesmo com igual intensidade.
A Compressibilidade – O aumento da pressão nos fluidos causa
deformação, e os gases e líquidos se comprimem.
O coeficiente de compressibilidade (módulo de elasticidadevolumétrica), é definido como a razão da variação da pressão (Δp), pela mudança da massa específica (Δρ/ρ), submetido a temperatura constante.

2.2 A Hidrostática.
A hidrostática é a parte da física que estuda os fluidos em repouso.
A densidade ( nesses casos, geralmente, varia pouco mesmo submetida a variações de pressão consideráveis. Portanto, um líquido na estática dos fluidos, é tratado comoum fluido incompressível, definido por
A pressão em um fluido em repouso por sua vez, tende a aumentar com a profundidade. Como enunciado pela Lei de Stevin, a pressão absoluta num ponto no interior de um líquido homogêneo e incompressível, de densidade () a certa profundidade h, é obtida pela equação :
(equação fundamental)
( Em que Pa é a pressão atmosférica exercida sob a superfície daamostra analisada, é a densidade, g é a gravidade e h é a profundidade.)
Através da analise da equação conclui-se que a pressão exercida propriamente pelo líquido é dada por .Assim, para um dado líquido em um mesmo local ,a pressão não depende da forma do recipiente que preenche, ela depende apenas de sua altura.

Acima temos 3 recipientes distintos preenchidos com um mesmo líquido até umaaltura h .Em que as superfícies estão submetidas a pressão atmosférica .Podemos concluir que P1=P2=P3 e que a quantidade de líquido não influencia na pressão no fundo dos recipientes .

2.2.1 Medidores de pressão
A relação entre a pressão e a profundidade é utilizada em instrumentos que medem pressão. Estes são denominados Barômetros ou Manômetros.
Manômetros:
Os manômetros podem ser com tubofechado ou com tubo aberto.
A pressão é aferida através da diferença entre a pressão absoluta e a pressão manométrica.
Um manômetro de tubo aberto mede diretamente a pressão manométrica. Ele consiste de um tubo em U contendo um líquido, em que uma de suas extremidades esta ligada ao recipiente que se quer medir a pressão e a outra esta aberta à atmosfera. Se existir uma diferença de pressãoentre os dois extremos do tubo, se formará uma coluna dentro do tubo cuja altura  (h) é proporcional à diferença de pressão.
Para obter a pressão absoluta basta calcular P=ρgh.


 
Manômetro de tubo fechado:      P = Patm + ρgh   
Barômetro:
Um barômetro típico de mercúrio é um manômetro de tubo fechado. A parte fechada é próxima a pressão zero, enquanto que o outro extremo é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio fluidos
  • Relatório Fluídos
  • Relatorio Fluidos
  • Relatorios Fluidos
  • relatorio fluidos
  • relatorio de fluidos
  • Relatorio de fluidos
  • relatorio de fluidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!