Relatório final

Páginas: 14 (3430 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2012
Introdução
O CREAS está vinculado Secretaria Municipal de Assistência Social de Posto da Mata, município de Nova Viçosa- Bahia. Portanto, constitui-se uma instituição pública municipal, na qual este estágio supervisionado foi desenvolvido.
Na expectativa de efetuar esse projeto com êxito, foram buscadas algumas parcerias, mas infelizmente não conseguimos sucesso.Talvez isso tenha ocorridodevido à falta de conhecimento das pessoas com esse tipo de trabalho,no município,já que a implantação do CREAS é bem recente apesar de ter sido bastante divulgado.
Durante o estagio, observou-se uma grande violação dos direitos dos idosos no município, praticada principalmente pelos filhos ou parentes próximos, contrariando o Estatuto do Idoso que diz que a família, o poder público e a sociedadetem o dever de cuidar dos seus idosos. A eles é assegurada prioridade no direito à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
A partir dessas reflexões pensou-se em um projeto que pudesse contribuir tanto a independência e resgate da autoestima dos idosos quanto naconscientização dos seus familiares em relação aos mesmos, pois, independente da sua estrutura, é na família, que o idoso deveria se sentir protegido,seguro tanto em relação à afetividade como também na questão da saúde mental,física e social como ressaltam Pelzer e Fernandes : “A família é a esfera íntima da existência que une por laços consanguíneos ou por afetividades os seres humanos. Comounidade básica de relacionamentos é a fonte primária de suporte social, onde se almeja uma atmosfera afetiva comum, de aquisição de competência e de interação entre seus membros” (p.340).
Desenvolveu se então o Projeto de intervenção “Envelhecer com Saúde”, onde o público alvo foram os idosos e seus familiares.
Na aplicação do projeto de intervenção, a equipe envolvida foi a Assistente Social,Gecilda Ribeiro Tavares, a coordenadora Emanuelle Amorim Lago, a educadora social Everalda Reis da Cruz Amorim, as estagiárias de Serviço Social, Zenaide Pereira Gomes, Maria Luiza Alves Rainha, e a palestrante Maristela Magna Mattede.
DESENVOLVIMENTO
No estágio, foram observadas todas as demandas e informações necessárias para que as estagiárias de Serviço Social, pudessem aplicar o projeto deintervenção, com a pratica de algumas metodologias indispensáveis para realizar a pesquisa de campo,buscando o conhecimento institucional, onde se pôde conhecer as demandas existentes naquela instituição e, desenvolver estratégias que levasse ao projeto de intervenção . Através de entrevista realizada com uma amostragem dessas famílias, o fator preponderante foi à ausência de oportunidades para osidosos na família e na comunidade. Isso contribui para o aumento de transtornos mentais, medo e ansiedade. 
A partir desta problemática foi observados que idosos e famílias, necessitam de uma atenção específica no sentido de proporcionar-lhes alternativas de futuro socialmente ajustadas. Frente ao grande índice de famílias desestruturadas, os projetos de reintegração social voltados para essacategoria são fundamentais para a estruturação de qualquer política de assistência social.
Iniciou-se então, o projeto “Envelhecer com Saúde”, onde foram feitas reuniões com os idosos e seus familiares e divulgado os objetivos e as expectativas com a realização do projeto.Fizemos ainda a amostragem do material que seria usado nas palestras educativas e oficinas de arte, e apresentação de todaequipe do CREAS; a assistente social Gecilda Ribeiro Tavares, a coordenadora Emanuelle Amorim Lago, a educadora social Everalda Reis da Cruz Amorim, as estagiárias Zenaide Pereira Gomes, Maria Luiza Alves Rainha, e da palestrante Maristela Magna Mattedi e discorremos ainda sobre a importância do projeto para as famílias.
A metodologia adotada tem como pressupostos teóricos e metodológicos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatorio final
  • Relatorio final
  • Relatório final
  • Relatorio Final
  • RELATORIO FINAL
  • relatorio final
  • Relatório final
  • Relatório final

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!